Para Tetila, Código Florestal causará prejuízos ao meio ambiente

Imagem: Laerte Tetila quer a revisão do texto do Novo Código Florestal Brasileiro.
Laerte Tetila quer a revisão do texto do Novo Código Florestal Brasileiro.
16/06/2011 - 12:06 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (16/6) para discutir o Novo Código Florestal Brasileiro. O parlamentar quer a revisão do texto que, segundo ele, permite culturas nas APP’s (Áreas de Preservação Permanentes) e anistia produtores que desmataram até 2008.

Laerte Tetila leu manifesto do Formads (Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul) que não concorda como foi apresentada a matéria, sem discuti-la com a comunidade científica.

“É necessária a correção do texto sob pena da situação se tornar desastrosa para o meio ambiente e geração futura”, disse. Tetila pediu empenho dos senadores da bancada federal para a modificação de pontos polêmicos do texto.

Para o parlamentar, os senadores devem debater profundamente as mudanças que o código propõe, equilibrando o desenvolvimento e a proteção ao meio ambiente.

O deputado Zé Teixeira (DEM) tem opinião contrária. “Defendo o texto da forma em que está. 85% do bioma do Pantanal estão preservados. Não acredito que terá aumento na devastação do Pantanal, pois quem preservar, ganhará no futuro”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.