Japoneses expõem produtos no saguão da Assembleia

Imagem: Produtos como tapetes, bolsas e até guloseimas com um toque oriental estão sendo expostos e vendidos nos stands no saguão da AL.
Produtos como tapetes, bolsas e até guloseimas com um toque oriental estão sendo expostos e vendidos nos stands no saguão da AL.
21/06/2011 - 16:19 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Em alusão à Semana da Cultura Japonesa, instituída pela lei 3.882, de 20 de abril de 2010, comerciantes japoneses estão expondo produtos no Saguão Arte Mulher Nelly Martins, na Assembleia Legislativa. O convite foi feito pela deputada Dione Hashioka (PSDB), que na noite desta terça-feira presidirá sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, celebrado anualmente no dia 18 junho.

A Semana da Cultura Japonesa é comemorada entre os dias 12 e 18 de junho, mas neste ano, devido a diversas atividades realizadas nessas datas, na Assembleia Legislativa, o evento foi transferido para esta semana. Por conta disso, os servidores da Casa e até os visitantes podem prestigiar um pouco dos trabalhos da comunidade japonesa nos stands distribuídos no saguão. A exposição dos produtos começou ontem e termina amanhã à tarde.

Claudia Higa Simões é responsável por uma banca de artesanatos de crochê e bordados. Os tapetes são alguns dos produtos mais vendidos por ela, que morou anos no Japão e há dois está em Campo Grande. Ela disse que a iniciativa da deputada Dione Hashioka é muito importante, no sentido de valorizar a comunidade japonesa campo-grandense.

Arte em madeira e papel é habilidade de Clarice Ianaze, que está expondo e vendendo produtos como origamis, marcadores de páginas, niqueiras e até carteiras em estilo oriental. “Essa oportunidade em expor e vender os produtos na Assembleia é maravilhosa para divulgar nosso trabalho”.

Pela terceira vez expondo e comercializando produtos na Casa de Leis, Teruko Shinzato informa que sua arte é embasada em cerâmica de alta temperatura, com destaque para tigres orientais e vasos. Odete Komathu está vendendo artigos confeccionados com seda da indústria Casulo Feliz, localizada em Maringá, no Paraná.

Já o comerciante Arthur Harasaki trouxe à Casa produtos como roupas, presentes e decorações orientais. Ele enfatiza que o principal produto vendido é o gato da sorte.

E para quem quer experimentar guloseimas como bolos de chocolate e limão, com uma pitada da culinária japonesa, pode saborear esses e mais outras especialidades no stand de Regina Nakatsuka. “Eu faço comida mesclando um pouco da culinária brasileira com a japonesa. Dá certo”, esclarece.

Para a deputada Dione Hashioka, a exposição e comercialização de produtos japoneses na Assembleia Legislativa contribui para que os servidores e visitantes conheçam um pouco mais dos artigos e das comidas para que possam se tornar clientes. “Também é uma oportunidade de os japoneses mostrarem seus produtos”, salienta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.