Deputados homenageiam 17 personalidades japonesas

Imagem: Deputados com homenageados durante sessão solene.
Deputados com homenageados durante sessão solene.
21/06/2011 - 20:24 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Personalidades da Colônia Japonesa de Mato Grosso do Sul foram homenageadas na noite desta terça-feira (21/6) pela Assembleia Legislativa, durante sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa.

Os deputados fizeram a entrega do Troféu Sakura, que simboliza a cerejeira em flor. O sakura é um dos símbolos mais conhecidos do Japão. Ele floresce na primavera e ganha um festival só dele, chamado Hanami. As flores estão presentes em canções, desenhos artísticos, enfim, na cultura tradicional japonesa.

Uma das personalidades agraciadas com o Troféu Sakura foi o ex-deputado estadual Akira Otsubo, que recebeu a homenagem da proponente da sessão, deputada estadual Dione Hashioka (PSDB).

Akira é autor da lei estadual 1.939, de 8 de julho de 1999, que institui a data de 18 de junho como o Dia da Comunidade Japonesa. “Propus a lei para memorizar esta data tão importante para o povo japonês. Há 103 anos os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil com um sonho: ganhar dinheiro e retornar ao Japão. Como não conseguiram, passaram a investir na educação dos filhos. Com muita perseverança, ajudaram no crescimento do nosso país”, disse Akira.

Agraciados - Outros 16 pioneiros da cultura japonesa em Mato Grosso do Sul também receberam a homenagem. São eles: Acelino Sinjo Nakasato (homenageado do deputado estadual Marcio Fernandes), Jorge Azato (Professor Rinaldo), Sumihiko Yoshikawa (Laerte Tetila), Renato Katayama (Paulo Corrêa), Flávio Arima (Felipe Orro), Masatoshi Azuma (Dione Hashioka), Erci Tibana Sakuma (George Takimoto), Mário Minor Murakami (Diogo Tita), Hudson Shiguer Kinashi (Maurício Picarelli), Katsuaki Yasunaka (Mara Caseiro), Roberto Shinichi Masuko (Marcio Monteiro), Thiê Higuchi Viegas dos Santos (Junior Mochi), Luís Carlos Asato (Lauro Davi), Luiz Akira Yoshio Otsubo (Eduardo Rocha), Flávio Katumi Neshikaawa (Cabo Almi) e Nelson Yutoku Tobaru (Dione Hashioka).

“Hoje foi um dia de celebração para a comunidade nipônica. Prestamos uma justa homenagem para um povo que, com o suor de seu trabalho e muita dedicação, escreveu parte da história do desenvolvimento do nosso Estado”, disse Dione Hashioka.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.