Em reunião, Jerson pede integração para campanha de trânsito

Imagem: Presidente da Assembleia falou sobre campanha de trânsito que a Casa de Leis quer realizar no mês de aniversário de Campo Grande.
Presidente da Assembleia falou sobre campanha de trânsito que a Casa de Leis quer realizar no mês de aniversário de Campo Grande.
07/07/2011 - 19:00 Por: João Humberto    Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB), convocou representantes de vários órgãos estaduais e federais para repercutir uma campanha integrada de educação e conscientização no trânsito, encabeçada pela Casa de Leis, mas que se estenderá a diversos poderes, para que ações sejam feitas no intuito de diminuir os índices de violência no trânsito na Capital. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (7/7), na Sala da Presidência.

Na reunião, que contou com representantes do MPE (Ministério Público Estadual), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Base Aérea, Exército, TCE (Tribunal de Contas do Estado) e SED (Secretaria de Estado de Educação), que compõem o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), Jerson disse ser necessário um trabalho para auxiliar a população no sentido de fazer um alerta a respeito da segurança no trânsito.

Conforme Jerson, a Assembleia Legislativa sempre se preocupou em desenvolver ações para beneficiar a população e por esse motivo idealizou a campanha para despertar o trânsito consciente. “Todos os órgãos têm o dever de proteger os cidadãos. Precisamos atingir principalmente as crianças sobre a segurança básica do trânsito para que elas compreendam a realidade e façam disso uma lição de orientação”.

A ideia de Jerson é que sejam confeccionados gibis educativos para serem distribuídos nas escolas estaduais e municipais de Campo Grande na semana que antecede o aniversário de Campo Grande, celebrado em 26 de agosto. As publicações também deverão ser distribuídas nas estradas pela PRF.

Jerson até sugeriu que o slogan da campanha seja “Amor no coração, paz no trânsito”. Na data a ser decidida entre Assembleia e o GGIT para a as atividades de mobilização para a educação no trânsito, também devem ser distribuídos bonés, camisetas e bandeiras.

O subcomandante da Base Aérea, tenente-coronel Alfredo Martins Filho, ressaltou que a mobilização pode acontecer na Base nos dias 20 e 21 de agosto, quando os portões do local são abertos à população. “Quarenta mil pessoas circulam pelo lugar nesses dias. É uma grande oportunidade”.

Para o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, a campanha da Assembleia juntamente com o GIIT é um marco histórico na questão da educação no trânsito.

“A responsabilidade das campanhas educativas é de todos, ainda mais em se tratando de conscientização no trânsito. É uma ideia muito válida”, frisou o tenente-coronel Geovani Moretto, do Exército. “Esse projeto é extremamente louvável e trará benefícios à população”, destacou o comandante da Ciptran, Alirio Villasanti Romero.

A iniciativa do deputado Jerson, de acordo com a procuradora de Justiça Ariadne Cantú Silva, é fantástica. “Funciona como uma forma de catalisar forças de diversos setores da sociedade num único objetivo: prevenção e conscientização”.

O assessor militar da Casa de Leis, coronel Nelson Antonio da Silva, foi escolhido por Jerson para coordenar a campanha. Ele informou que a ação está em fase de planejamento e que o objetivo principal dela é a redução das mortes no trânsito, visando atingir escolas municipais e estaduais, para que os alunos tenham noções básicas de trânsito. “A população precisa cumprir a Lei de Trânsito, para que o índice de acidentes com vítimas fatais seja reduzido”.




Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.