Lauro Davi e Tetila enaltecem programa Qualifica Dourados

Imagem: Deputados Lauro Davi e Laerte Tetila.
Deputados Lauro Davi e Laerte Tetila.
10/08/2011 - 12:30 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

“Começa uma nova era para Dourados”, afirmou o deputado estadual Lauro Davi (PSB) sobre o lançamento do projeto Qualifica Dourados, ocorrido no dia 30 de julho. Na sessão desta quarta-feira (10/8), o parlamentar enalteceu a prefeitura do município pela iniciativa.

Conforme Lauro Davi, inicialmente, o programa irá capacitar cerca de 1.200 pessoas em diversas áreas profissionais. "É um projeto que visa dar à população melhores condições no mercado de trabalho”, definiu.

O projeto, de acordo com o parlamentar, também resgata a auto-estima dos douradenses que ainda enfrentam dificuldades devido à crise na administração anterior. “Depois de passar por complicações na questão político-administrativa, Dourados começa a ressurgir tanto no aspecto físico quanto social. A cidade está com uma cara diferente e mais movimentada”, disse.

Para o deputado, o empenho do atual prefeito Murilo Zauith (DEM) tem sido fundamental para as mudanças. “Constatamos a preocupação que o prefeito tem com a cidade e o apoio dele à população, que tem lutado com todas as forças pelo desenvolvimento”, acrescentou.

Já o deputado Laerte Tetila (PT) também manifestou entusiasmo com a nova fase do município. Ele parabenizou o prefeito Murilo pelas ações de qualificação da mão-de-obra e falou sobre as expectativas do projeto. “O leque de cursos é grande e logo teremos profissionais formados em diversas áreas, desde estilistas até no setor de engenharia”, adiantou. “Muito em breve, a maioria das pessoas que necessita de especialização terá oportunidades”, completou.

Tetila enfatizou a importância do processo de qualificação para o desenvolvimento de Dourados. “A cidade cresce a passos gigantes e o grande problema ainda é a falta de mão-de-obra, então essa é uma questão priorizada pelo prefeito”, disse. “As empresas estão vindo e Dourados está investindo e se preparando”, completou o parlamentar.

Projeto - O Qualifica Dourados é um projeto da prefeitura, criado com o propósito de formar mão-de-obra qualificada para suprir a necessidade do mercado de trabalho. O projeto pretende atender os bairros da cidade e reservas indígenas, com treinamentos em mais de 50 atividades em diversas áreas, como construção civil, alimentação, sucroenergética, hotelaria, comércio, entre outras.

O projeto é direcionado tanto para quem está desempregado como para os que já estão no mercado, mas necessitam de capacitação. Os treinamentos estão programados para acontecer de setembro a novembro deste ano, por meio das instituições parceiras, e as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira. Os primeiros 13 cursos são gratuitos. Os demais terão valor reduzido por ser um programa subsidiado pela prefeitura.

O projeto tem a parceria do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesc (Serviço Social do Comércio), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sest (Serviço Social do Transporte), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias), Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), Fiems (Federação das Indústrias de MS), Faems (Federação das Associações Empresarias de MS), Famasul (Federação da Agricultura de MS), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretaria de Estado de Produção e Turismo).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.