Audiência une apicultores e normas de produção são discutidas

Imagem: Na audiência realizada no Plenário Júlio Maia foi decidida a elaboração de um projeto para estimular a qualidade e competitividade do mel.
Na audiência realizada no Plenário Júlio Maia foi decidida a elaboração de um projeto para estimular a qualidade e competitividade do mel.
10/08/2011 - 14:37 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Marco Miatelo

O setor apícola está em plena evolução no Brasil. O país é o 5º maior exportador, abastecendo o mercado externo com a metade do mel que produz.

Em Mato Grosso do Sul, a situação não é diferente. Na audiência pública realizada nesta quarta-feira (10/8), na Assembleia Legislativa, foi dado um passo decisivo no sentido de formalizar um projeto de lei que estimule a qualidade e competitividade, por meio do uso de normas técnicas.

A audiência “Apicultura: Profissionalizar para Melhorar – Aplicando Técnicas e Cultivando Sabor” foi presidida pelo deputado estadual Marcio Fenandes (PTdoB). A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Apícola da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Noerci Lopes da Silva, e o biólogo e consultor do Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), James Arruda Salomé, ministraram palestra sobre segurança sanitária e cadeia produtiva, respectivamente.

“Para que haja a profissionalização é preciso a instituição de regras e normas, que devem ser aplicadas com relação à instalação dos apiários. Em razão da necessidade de regramento do setor, realizamos esta audiência para discutir com todo o segmento a elaboração de um projeto de lei. A existência de uma lei irá contribuir para que o próprio Estado e entidades privadas possam ter um diagnóstico e controle mais preciso do segmento”, afirmou Marcio Fernandes.

Amador - Segundo Gustavo Nadeu Bijos, presidente da FEA/MS (Federação de Apicultores do Estado), mesmo em pleno desenvolvimento, o setor apícola ainda é amador no Estado. “Hoje não existe a figura do apicultor. Não somos reconhecidos como produtores rurais. A lei vem transformar o apicultor em um profissional. Também abordará estratégias de produção e todos os aspectos da cadeia produtiva”, explica.

Para Gustavo, a exigência da aplicação de normas técnicas na fabricação de colmeias irá melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos. O projeto de lei deverá ser concluído com as sugestões dos participantes da audiência pública e apresentado pelo deputado Marcio Fernandes na Assembleia Legislativa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.