Tetila defende inclusão de projeto ferroviário de MS no PAC 2

Imagem: A construção da ferrovia, segundo Tetila, vai revolucionar o sistema de transportes do Estado.
A construção da ferrovia, segundo Tetila, vai revolucionar o sistema de transportes do Estado.
11/08/2011 - 11:58 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Laerte Tetita (PT) destacou a importância do projeto ferroviário de Mato Grosso do Sul que inclui as ampliações da Ferroeste e Norte-Sul. O parlamentar defendeu a inclusão das obras na revisão do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

A construção de novos trechos ferroviários contemplará as regiões do Bolsão, da Grande Dourados e do Pantanal. A Ferroeste corresponde à ligação ferroviária no trecho Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Paraná, com extensão aproximada de 1.116 quilômetros.

Já a FNS (Ferrovia Norte-Sul) contempla o trecho Panorama, São Paulo, e Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com extensão de 1.620 quilômetros.

A construção da ferrovia, segundo Tetila, vai revolucionar o sistema de transportes do Estado. “Teremos uma grande economia nos transportes. Cerca de 40% de redução nos custos, um valor que ficará na cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

Para adiantar o início das ampliações, Laerte Tetila pediu o esforço das lideranças políticas para levar a discussão adiante. “Precisamos demonstrar o nosso anseio para que esse projeto aconteça”, disse.

O parlamentar afirmou que os novos trechos das ferrovias vão garantir modernidade e avanços à economia. “Mato Grosso do Sul tem superado a cada ano o volume de produção, mas o transporte de cargas ainda é deficiente de recursos operacionais”, enfatizou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.