Para Tetila, Pronatec é um projeto revolucionário da educação

Imagem: Deputado Laerte Tetila destacou o investimento do Governo Federal na área e o lançamento pelo Ministério da Educação do Pronatec.
Deputado Laerte Tetila destacou o investimento do Governo Federal na área e o lançamento pelo Ministério da Educação do Pronatec.
16/08/2011 - 12:53 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Nesta terça-feira (16/8), Dia Nacional de Luta pela Educação, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) destacou o investimento do Governo Federal na área e o lançamento pelo MEC (Ministério da Educação) do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). "O Pronatec é um projeto revolucionário", disse.

O programa tem o objetivo de expandir os cursos técnicos e profissionais de nível médio e os cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

"É um ganho extraordinário. Esse programa é um divisor de águas, um marco na história do Brasil. Acredito que o País vai dar um grande passo para o futuro", afirmou.

Hoje, 81 escolas técnicas estão em execução e devem ser inauguradas neste ano e no próximo. A previsão é de que a rede federal passe a contar com 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Tetila explicou ainda que o governo federal irá ampliar o Fies (antigo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que passa a chamar-se Fundo de Financiamento Estudantil).

O fundo poderá prover mais duas linhas de crédito, uma para estudantes egressos do ensino médio, outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S. Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), do Sistema S e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.