AL realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado

Imagem: Plenário Júlio Maia ficou lotado para cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto.
Plenário Júlio Maia ficou lotado para cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto.
24/08/2011 - 20:50 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Militares lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na noite desta quarta-feira (24/8), para prestigiar a sessão solene em comemoração ao Dia do Soldado. A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Cabo Almi (PT) e teve a presença dos deputados Professor Rinaldo e Dione Hashioka, ambos do PSDB, do general de Exército João Francisco Ferreira, general de Brigada Valério Stumpf Trindade, general da reserva Sérgio Coelho de Lima e do general de Brigada Paulo Sérgio Nogueira.

Convidado especial do Comando Militar do Oeste, o coronel de Cavalaria Renato Ribas Dangui lembrou a atuação militar do patrono do Exército, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. "Ele pacificou o Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Foi o maior dos generais brasileiros, organizou o Exército, atuou na política, governou províncias e presidiu o Conselho de Ministros por três vezes. Conhecido como o Pacificador, teve sua jornada de glória e relevância. A história comprova que ele nasceu para ser instrumento de paz".

Os atributos de Duque de Caxias foram destacados em todos os pronunciamentos. “Caxias foi um pacificador, brilhante estadista e um grande cidadão. Deixou um legado para os militares e para o País”, disse o general Ferreira. Autor do requerimento para a realização da homenagem, o deputado Cabo Almi destacou os princípios deixados por Caxias. "Ele conquistou a confiança da Nação, por isso merece as homenagens que recebe pelo transcurso do Dia do Soldado".

A 2ª vice-presidente da Casa, deputada Dione Hashioka, salientou o papel dos soldados para a sociedade brasileira. “Os soldados deixam suas famílias para se tornarem os guardiões da paz. Com responsabilidade e dignidade, colocam o bem comum acima de qualquer interesse. Parabéns a todos os soldados pelo seu dia e pela importância que representam na busca pela paz de nossa sociedade”.

Professor Rinaldo ressaltou em seu discurso que o Exército Brasileiro tem dado sua parcela de contribuição para a segurança da soberania nacional e mencionou ainda a atuação dos militares na missão de paz no Haiti. Para o parlamentar, Duque de Caxias deixou exemplo de fé, coragem e determinação. "Caxias é um exemplo para as futuras gerações. O Exército Brasileiro esteve de pé em momento de guerra e continua de pé em momento de paz".

Durante a solenidade, a Banda do Exército interpretou o Hino a Caxias.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.