Cigarro mata cinco pessoas por semana em MS, alerta Rinaldo

Imagem: Professor Rinaldo destaca que em todo o mundo existe 1,5 bilhão de fumantes.
Professor Rinaldo destaca que em todo o mundo existe 1,5 bilhão de fumantes.
30/08/2011 - 11:55 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Nesta terça-feira (30/8), o deputado Professor Rinaldo (PSDB) voltou à tribuna para falar sobre os riscos do fumo. Ontem, foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Tabaco.

Desta vez, Rinaldo trouxe novos e alarmantes números sobre doenças e mortes causadas pelo fumo. Doenças ligadas ao cigarro (câncer nos brônquios e pulmões) matam cinco pessoas por semana em Mato Grosso do Sul.

O parlamentar ressaltou que o Estado está entre os com maior concentração de fumantes diários no Brasil. “Mato Grosso do Sul é o terceiro estado que mais fuma do Brasil. A maior concentração é no Rio Grande do Sul e no Piauí”, afirmou Rinaldo, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Somente nos primeiros três meses deste ano, 107 pessoas morreram por doenças associadas ao tabagismo. O crescimento foi de 54%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Rinaldo ressaltou ainda que em todo o mundo, há cerca de 1,5 bilhão de fumantes. “Em dez anos, 500 milhões poderão perder suas vidas por conta do tabagismo“, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.