Educação Física: importante componente escolar

Imagem: Silvio Lobo Filho, membro do Conselho Regional de Educação Física, ocupou a tribuna para falar sobre importância da profissão.
Silvio Lobo Filho, membro do Conselho Regional de Educação Física, ocupou a tribuna para falar sobre importância da profissão.
01/09/2011 - 11:49 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Na data em que se comemora o Dia do Profissional de Educação Física, a Assembleia Legislativa recebeu Silvio Lobo Filho, membro do Conselho Regional, que fez uma reflexão sobre o principal desafio da categoria.

A pedido do deputado Junior Mochi (PMDB), Silvio usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (1/9) para relatar a história da educação física e informar sobre os campos de trabalho dos profissionais da área. Ele citou a educação como a principal luta da classe.

“Na década de 60, a educação física era obrigatória desde a educação infantil ao ensino superior. Ao passar dos anos, a disciplina foi sendo retirada gradativamente da grade curricular. Atualmente, são dois anos, no máximo, de todo histórico escolar”, explicou.

Essa realidade, segundo Silvio, só causa prejuízo ao indivíduo. “A educação física não deve ser uma disciplina de um semestre ou ano letivo. A atividade física deve acompanhar os indivíduos por toda a vida. É preciso que se reveja essa situação e volte a ser obrigatória em todos os períodos escolares”, destacou.

Para Silvio, a prática esportiva permite aos jovens um incentivo físico, moral e social. “Os jovens, quando praticam esporte, estão longe das ruas. Por isso, a importância da educação física como componente escolar”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.