Marcio Fernandes quer instituir Dia do Laçador em MS

Imagem: Fernandes ressalta que, graças aos homens campeiros, clubes de laço foram criados em MS.
Fernandes ressalta que, graças aos homens campeiros, clubes de laço foram criados em MS.
01/09/2011 - 15:37 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Marcio Fernandes (PTdoB) quer instituir no calendário oficial do Estado o Dia do Laçador, a ser comemorado em 12 de novembro de cada ano. O projeto de lei foi apresentado pelo parlamentar na sessão desta quinta-feira (1/9).

Conforme o texto da matéria, o objetivo da proposta é homenagear e reconhecer a importância do papel do laçador em Mato Grosso do Sul.

Ele conta que o Estado já foi cenário de pastagens nativas em que o gado se desenvolveu muito bem e, em poucas décadas, já existiam manadas de bois e cavalos selvagens em diversos recantos, principalmente no Pantanal. A origem do famoso “Cavalo Pantaneiro”, de acordo com Marcio Fernandes, vem desse tempo.

“Como não havia cercas para contenção do gado, aos poucos iam se tornando bravos e selvagens. A única forma de pegá-los era utilizando o laço. Por isso, o homem campeiro, até para sobreviver, foi se tornando um exímio laçador”, explica o deputado.

Fernandes ainda ressalta que, graças aos homens campeiros, clubes de laço foram criados em Mato Grosso do Sul. “Tudo isso justifica a importância em se instituir no âmbito da Assembleia Legislativa um dia dedicado a homenagear a figura do antigo homem campeiro, o laçador”, conclui.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.