Placas informando acidentes devem ser postas em cruzamentos

Imagem: Paulo Corrêa diz que o projeto é uma proposta que visa minimizar os acidentes e colaborar com a segurança dos condutores e pedestres.
Paulo Corrêa diz que o projeto é uma proposta que visa minimizar os acidentes e colaborar com a segurança dos condutores e pedestres.
08/09/2011 - 12:13 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de alertar motoristas, ciclistas e pedestres sobre riscos de acidentes, o deputado Paulo Corrêa (PR), 1º secretário da Assembleia Legislativa, apresentou na sessão desta quinta-feira (8/9), PDL (Projeto de Decreto Legislativo) autorizando o Governo do Estado a realizar campanhas educativas de trânsito com a colocação de placas móveis com a classificação estatística nos cruzamentos em que mais ocorrem acidentes.

De acordo com a proposta, o governo deve colocar as placas nos dez cruzamentos das cidades em que mais são registrados acidentes de trânsito. Além de conter informação com a classificação estatística, nas placas tem que estar fixada a expressão “Em Acidentes”.

Por isso, elas devem ter especificações e medidas proporcionais para que a visibilidade e leitura sejam facilitadas. Também têm que ser remanejadas, no mínimo, a cada seis meses, contendo as novas atualizações das estatísticas.

Na via pública, segundo sugere Corrêa, redutores de velocidade têm que ser instalados pelo menos 40 metros antes das placas. O deputado informa que o Governo do Estado deverá autorizar o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) a firmar convênios com os municípios em que haja necessidade das campanhas educativas.

O Detran/MS também ficará encarregado de informar o Poder Executivo, periodicamente, sobre os dados estatísticos dos acidentes.

"É uma proposta que visa minimizar os acidentes e colaborar com a segurança dos condutores e pedestres", conclui Paulo Corrêa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.