Médicos veterinários são homenageados na Assembleia

Imagem: Sessão solene alusiva ao Dia do Veterinário, comemorado em 9 de setembro, foi realizada no Plenário Júlio Maia.
Sessão solene alusiva ao Dia do Veterinário, comemorado em 9 de setembro, foi realizada no Plenário Júlio Maia.
08/09/2011 - 21:46 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), homenageou na noite desta quinta-feira (8/9) 12 médicos veterinários em sessão solene alusiva ao dia do profissional, comemorado em 9 de setembro.

Segundo o deputado Marcio Fernandes, além de homenagear os médicos veterinários de Mato Grosso do Sul “pelos relevantes serviços prestados à sociedade”, o evento também objetivou comemorar o Ano Mundial da Medicina Veterinária, que celebra, em 2011, os 250 anos da ciência veterinária e da profissão no mundo.

Para o presidente da Sociedade dos Médicos Veterinários de Mato Grosso do Sul, Marcelo Renk Real, a homenagem da Assembleia aos profissionais da área é uma forma de demonstrar o reconhecimento do trabalho prestado por essa categoria ao Estado e aos cidadãos sul-mato-grossenses. “A medicina veterinária está presente na sociedade de forma abrangente, em vários segmentos, desde a produção de alimentos, o controle das zoonoses, até o cuidado com os animais de estimação, sempre visando a sociedade como um todo e é muito importante receber uma homenagem como essa, de reconhecimento”, disse.

Um dos homenageados da noite foi o médico veterinário Cláudio Martins Real, com 63 anos de profissão. Professor doutor, já formou mais de dois mil profissionais da medicina veterinária e é o precursor da homeopatia populacional no Brasil, terapêutica que trata do rebanho como se fosse um único indivíduo, por meio de tratamento natural.

Ele conta que o desejo pela profissão surgiu quando ainda era criança, e o motivo: o amor pelos animais. “A motivação que leva cada um a escolher a profissão de veterinário é muito particular, mas uma delas é o amor pelos animais”, afirmou.

Cláudio Real disse que ficou muito feliz com a homenagem, que ele considera, acima de tudo, uma homenagem à profissão. “Um ato oficial como esse é um reconhecimento da importância da profissão”.

Para a homenageada Rosana Antunes Estrada, pioneira no serviço de acupuntura veterinária no Estado, a homenagem “é uma honra e uma responsabilidade”, pois os homenageados representam toda a categoria. Sobre o trabalho desenvolvido em MS, ela diz que é uma satisfação muito grande poder propiciar uma forma de tratamento que devolve a qualidade de vida aos animais. “É como se eu estivesse acabado de me formar”, ressaltou.

Foram homenageados durante a sessão solene os seguintes profissionais: Cleber Oliveira Soares, André Luís Soares da Fonseca, Argeu Carlos Lima Silveira, Haroldo Sampaio Ribeiro, Eduardo Barbosa Strang, Elio Purisco, Franco Zanandreis, Cláudio Martins Real, José Carlos Mont’Serrat Mattosinho, Júlia Cristina Maksoud Brazuna, Rosana Antunes Estrada e Laudo Wellington de Abreu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.