CPI das Construtoras pode indicar membros na próxima semana

Imagem: CPI para investigar esquema de construtoras que fogem das obrigações trabalhistas foi proposta pelo deputado Maurício Picarelli.
CPI para investigar esquema de construtoras que fogem das obrigações trabalhistas foi proposta pelo deputado Maurício Picarelli.
13/09/2011 - 12:29 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará um esquema das construtoras para fugir das obrigações trabalhistas poderá ter os membros indicados já na próxima semana.

Propositor da CPI, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, Maurício Picarelli (PMDB), explicou que serão indicados pelos líderes das respectivas bancadas, dois deputados do PMDB, um do PT, um do PSDB e um dos partidos de menor representação.

"Vamos pedir documentos a todas as construtoras instaladas em Mato Grosso do Sul, ouvir os trabalhadores e pedir subsídios ao Ministério Público do Trabalho. Estamos recebendo muitas denúncias", disse.

Dentre os indicados, o parlamentar mais idoso presidiária a reunião inicial que definirá presidente e relator.

Para Picarelli, com a investigação, Mato Grosso do Sul passará a ser um exemplo no cumprimento das leis trabalhistas.

Diretor Geral Legislativo da Casa de Leis, João Alencar Dosso explica que o requerimento para a instalação da comissão contempla os aspectos exigidos pelo Regimento Interno, tendo fato determinado e as assinaturas necessárias.

Dosso conta que o pedido será publicado na edição desta quarta-feira (14/9) do Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa. O requerimento para a criação da CPI, explica, não precisa passar por nenhuma votação, conforme o Regimento Interno.

Com poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais, a CPI pode exigir documentos, intimar pessoas e requisitar informações. O prazo de funcionamento é de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.