Audiência recebe propostas para industrialização de Aparecida

Imagem: Audiência sobre industrialização em Aparecida do Taboado foi realizada no Plenário Júlio Maia.
Audiência sobre industrialização em Aparecida do Taboado foi realizada no Plenário Júlio Maia.
14/09/2011 - 17:39 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

Qualificação profissional, iluminação pública e pavimentação são algumas das necessidades do 4º município mais industrializado de Mato Grosso do Sul. O diagnóstico foi feito nesta quarta-feira (14/9) na audiência pública “A industrialização em Aparecida do Taboado”, no Plenário Júlio Maia.

Propositor do evento, Paulo Corrêa (PR) defendeu a união dos 24 deputados em benefício do município de 22 mil habitantes que conta com mais de 50 empresas e seis distritos industriais. Um manifesto está sendo elaborado a partir da audiência pública pedindo os investimentos necessários.

O setor industrial de Aparecida do Taboado emprega 4.300 funcionários e não para de crescer, mas ainda carece de qualificação profissional.

Para solucionar esse problema, Aparecida deverá ganhar um centro integrado Sesi/Senai (Serviço Social da Indústria/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). "É viável a construção do Sesi-Senai no município", avaliou o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. "Formação de mão de obra é o grande gargalo não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo o País", acrescentou.

A intenção é usar recursos do FAI/MS (Fundo de Apoio à Industrialização de MS) para investir em asfalto e energia elétrica.

"Na época de chuva, o ônibus não chega e o trabalhador da indústria tem que ir a pé", afirmou o presidente da Associação Industrial de Aparecida do Taboado, Fabrício Lalucci Pereira.

Empresários e políticos querem que Aparecida do Taboado continue a receber indústrias. "Semanalmente temos reuniões em nosso gabinete com grandes empresários", conta o prefeito André Alves Ferreira.

O desenvolvimento industrial de Aparecida do Taboado ganhou impulso na década de 90. "A logística é muito boa. Aparecida do Taboado fica próximo a São Paulo e a Minas Gerais. Temos hidrovia, ainda pouco explorada, ferrovia e rodovia", explica o secretário municipal de Administração, Robson Souto.

"Aparecida do Taboado tem um grande potencial. Precisamos de gente capacitada", informou a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, do Comércio, da Indústria e do Turismo).

Também participaram da audiência os deputados Junior Mochi (PMDB) e Antônio Carlos Arroyo (PR), o diretor regional do Senai, Jaime Verruck, e o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Mauro Sampaio, entre outras autoridades.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.