Para Jerson, integração entre Parlamentos beneficia a sociedade

Imagem: Deputado Jerson Domingos disse que audiência garante a aproximação entre população e Parlamento.
Deputado Jerson Domingos disse que audiência garante a aproximação entre população e Parlamento.
15/09/2011 - 17:53 Por: Assessoria de Comunicação - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB), ressaltou, nesta quinta-feira (15/9), a importância de iniciativas que aproximem cada vez mais a população do Parlamento, como o projeto “A Câmara quer te Ouvir”, que tem como objetivo colher opiniões de entidades e da população em geral sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional.

Os deputados federais Miguel Corrêa (PT-MG), ouvidor geral da Câmara Federal, e Luis Tibé (PTdoB-MG), juntamente com os sul-mato-grossenses Geraldo Resende (PMDB) e Edson Giroto (PR), participaram hoje de audiência pública sobre o assunto na Assembleia Legislativa.

Jerson informou que a Mesa Diretora está avaliando a possibilidade de criar uma Ouvidoria na Assembleia de Mato Grosso do Sul, nos moldes do órgão na Câmara Federal. “Esta audiência é de suma importância para nós, não somente porque traz ao nosso Estado a possibilidade de sermos ouvidos sobre diversos temas, como também todo um formato específico para a Ouvidoria, nos qual podemos nos espelhar”, afirmou o deputado.

O presidente da Casa de Leis lembrou ainda que estar próximo da população é prioridade do legislativo estadual, que recentemente desenvolveu a Campanha Paz no Trânsito, de conscientização dos motoristas do Estado. “É fundamental que nós, enquanto legislativo, saiamos do prédio e estejamos sempre indo ao encontro da população”, disse.

Voz que faz a diferença

Os deputados federais conduziram três grupos de debates sobre diversos temas, como transporte e infraestrutura, saúde, educação e combate ao tráfico de drogas em regiões de fronteira.

O Ouvidor geral, Miguel Corrêa, explicou que todas as proposições são devidamente analisadas e podem resultar em projetos a serem votados no Congresso Nacional ou mesmo influenciar nas votações. “A nossa intenção é justamente que a voz da população tenha reflexo na Câmara Federal, é aproximar o cidadão do Parlamento e também ser um termômetro da opinião pública”, afirmou.

O projeto A Câmara quer te ouvir, que já passou por cidades como Manaus e Rio de Janeiro, deve percorrer todas as capitais brasileiras até 2012. Ao final dos trabalhos, os deputados compilam as propostas apresentadas e encaminham as demandas locais, inclusive aos demais órgãos, como Ministério Público e Judiciário.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.