Sustentabilidade é o foco das homenagens na Assembleia

Imagem: Homenagens foram feitas pelos deputados Junior Mochi e Eduardo Rocha no Plenário Júlio Maia.
Homenagens foram feitas pelos deputados Junior Mochi e Eduardo Rocha no Plenário Júlio Maia.
15/09/2011 - 21:13 Por: Neyla Godoi    Foto: Wagner Guimarães

O dia 15 de setembro ficará marcado principalmente para sete personalidades que foram homenageadas em sessão festiva nesta quinta-feira no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legistativa de Mato Grosso do Sul. Com as presenças do governador André Puccinelli (PMDB) e da vice, Simone Tebet, e por proposição dos deputados estaduais Junior Mochi e Eduardo Rocha, ambos do PMDB, foram entregues Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense e Comendas do Mérito Legislativo.

"Esta ação é o reconhecimento público do Estado, do Legislativo e do Executivo, às pessoas que atuam nas áreas empresarial e turística e que merecidamente estão sendo sendo homenageadas", pontuou o governador.

De acordo com os deputados, as personalidades homenageadas prestam relevantes serviços para o desenvolvimento econômico da sociedade sul-mato-grossense e para a preservação ambiental. Mochi e Rocha reforçaram, durante a cerimônia, que as homenagens representam a gratidão do Estado aos mais diversos trabalhos desenvolvidos com sustentabilidade.

"É um sentimento de reconhecimento para empresários que acreditaram em Mato Grosso do Sul, gerando emprego e renda. Quem ganha é toda a população que pode continuar contando com nossos irmãos trabalhando para preservar e gerar riquezas", afirmou o deputado Eduardo Rocha.

"É importante ressaltar quantas vezes pudermos que essas pessoas homenageadas são personalidades que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Mato Grosso do Sul. É a certidão de nascimento para quem não teve a oportunidade de nascer aqui, mas que escolheu viver aqui", completou Mochi.

O parlamentar concedeu título de cidadão sul-mato-grossense aos seguintes homenageados: Gustavo Trindade Correa, engenheiro e diretor da empresa Vetorial Siderurgia. "Em 1995 minha família veio para cá para produzir ferro gusa e siderurgia. Gosto muito daqui onde temos 700 colaboradores atuando nos empreendimentos e esse título, que estou honrado em receber, estendo para os setores da siderurgia e silvicultura", disse.

Junior Mochi também concedeu título ao desembargador Hidelbrando Coelho Neto, que fez questão de explicar como veio morar no Estado. "Em 1980 eu vim pescar aqui e em 1981 prestei um concurso quando desde então sou juiz em Mato Grosso do Sul. Hoje esse título me deixa em pé de igualdade com meu filho André que nasceu aqui e isso é um orgulho para mim. Esse título é para o poder judiciário que represento", completou.

Entre as personalidades homenageadas por Mochi também está o advogado pioneiro na causa ambiental no Brasil, Roberto Luiz Leme Klabin, que é presidente das fundações SOS Pantanal e SOS Mata Atlântica e atualmente lidera pesquisa para produzir informação qualificada sobre o Pantanal para permitir a estruturação da preservação em parceria com a produção agropecuária. "Mato Grosso do Sul é minha segunda casa, eu amo tudo aqui, inclusive o Pantanal que é um patrimônio da humanidade. É uma honra estar aqui recebendo esse título", comentou, emocionado.

O peemedebista ainda homenageou com a Comenda do Mérito Legislativo, Teresa Cristina Ralston Bracher, que atualmente administra, por meio do Acaia Pantanal, uma estrutura de 17 funcionários e sete assessorias especializadas para o desenvolvimento e manutenção das várias atividades em benefício dos moradores da região da Serra do Amolar, professores da rede pública municipal de ensino, famílias de Corumbá e zona rural de Albuquerque e instituições públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. "Estou muito feliz e agradeço essa homenagem. É uma manifestação de apoio ao trabalho desenvolvido com esforço para levar educação de qualidade para 42 crianças da Escola Jatobazinho em uma região sem estrada e sem luz, bem próxima da fronteira com o Paraguai", detalhou.

Já o deputado Eduardo Rocha entregou título de cidadão sul-mato-grossense ao diretor-presidente da Rio Verde Florestal, Mário Celso Lopes, que também é conselheiro da empresa Eldorado Celulose e Papel e administrador da Malibú Confinamento de Bovinos. "Estou no Estado desde a divisão em 1977 mas eu era adotivo e agora esse título é o meu registro e eu gosto de tudo aqui, mas principalmente do povo e do Pantanal e de todo o Cerrado", disse em tom bem-humorado.

A mesma honraria foi concedida para o diretor-presidente da empresa Emplal Embalagens Plásticas, Plínio Dias Bicalho, que ressaltou que apesar do pouco tempo que está no Estado se sente privilegiado. "Pela forma como fomos recebidos há seis, sete anos, e como somos tratados, nos sentimos sul-mato-grossenses. Esse título é o nosso batismo", ressaltou.

O parlamentar peemedebista ainda concedeu a comenda do mérito para o diretor presidente do Banco Pactual, André Esteves. "Esta é uma honra, uma grande homenagem, e que evidencia que sou apaixonado pelo Pantanal, mas aumenta também a responsabilidade de trazer desenvolvimento sustentável e preservar as riquezas sul-mato-grossenses", encerrou, agradecendo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.