Vara beneficiará população, afirma diretor do Foro Federal em MS

Imagem: Juiz federal Pedro Pereira dos Santos destacou a importância da nova vara para a região da fronteira.
Juiz federal Pedro Pereira dos Santos destacou a importância da nova vara para a região da fronteira.
18/09/2011 - 10:00 Por: Assessoria de Comunicação - ALMS    Foto: Giuliano Lopes

Durante a cerimônia de instalação da 2ª Vara da 5ª Subseção Judiciária da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, o diretor do Foro Federal no Estado, juiz federal Pedro Pereira dos Santos, destacou a importância da nova vara para a região. “A carga de trabalho será dividida e a população ganhará com a rapidez na prestação do serviço”, disse o magistrado. O juiz lembrou que os esforços da Assembleia Legislativa, por meio do presidente Jerson Domingos (PMDB), e do Governo do Estado foram primordiais para a instalação da 2ª Vara Federal no município.

Ele explicou que a justiça federal em Ponta Porã conta atualmente com dois juízes e 18 servidores. Com a nova vara, o município ganha mais dois juízes federais e 18 novos servidores, dando maior agilidade na prestação dos serviços. Pedro Pereira dos Santos também informou que será inaugurado em dezembro o Juizado Especial da Justiça Federal em Dourados, com o enfoque nas questões previdenciárias.

A diretora da 5ª Subseção Judiciária em Ponta Porã, juíza federal Lisa Taubemblatt, também destacou a rapidez no trâmite dos processos como um dos benefícios da nova Vara. “Estamos contentes com a instalação da 2ª Vara Federal. Os novos juízes e funcionários vão nos ajudar a desafogar os mais de 5,5 mil processos que estão em trâmite”, disse.

O juiz federal Odilon de Oliveira ressaltou que a segurança na região será maior com mais uma Vara Federal em Ponta Porã. “A presença maior da Justiça federal tranquilizará a população e ajudará a trazer paz para a região de fronteira”, completou Odilon. A Corregedora Regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargadora federal Suzana Camargo, afirmou que a dedicação dos novos juízes aumentará a eficácia na tramitação do grande número de processos e no atendimento a população.

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul em exercício, Humberto Brites, concorda que o judiciário no Estado será beneficiado, significando aumento na qualidade dos serviços prestados. A 2ª Vara da Justiça Federal foi instalada na sexta-feira (16/9). Além do presidente do Poder Legislativo, deputado Jerson Domingos, o deputado Laerte Tetila (PT) também participou da solenidade em Ponta Porã.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.