Assembleia Legislativa se transforma em feira da saúde

Imagem: Semana da Saúde pode ser conferida pelos servidores no saguão da Casa de Leis.
Semana da Saúde pode ser conferida pelos servidores no saguão da Casa de Leis.
20/09/2011 - 12:37 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Musicoterapia, psicologia, fisioterapia, fonaudiologia, terapia oriental e terapia floral. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul se transformou em uma feira da saúde. É que acontece até o próximo dia 22, a 4ª Semana da Saúde, um evento destinado aos servidores da Casa.

São vários estandes montados no saguão da Assembleia, em diversas áreas relacionadas à saúde, sendo um total de 60 parceiros. Palestras educativas, massagem facial e exames preventivos são algumas das atividades desta 4ª edição.

O estande do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Anhanguera Uniderp, foi um dos mais visitados. Várias espécies de serpentes foram exibidas. De acordo com o professor Helder Antônio de Souza, o objetivo é levar ao conhecimento das pessoas que o animal tem grande importância, pois o seu veneno tem curado muitas vidas.

“Nossa ideia é desmistificar a imagem de que a cobra é um animal perigoso. O veneno das serpentes tem um valor comercial para a indústria farmacêutica. Ele é utilizado, por exemplo, na cura de doenças cardiovasculares e hipertensão”, destacou.

Outro estande bastante procurado foi o da massagem facial. A servidora Maria Aparecida Borges da Silva explica o porquê. “Tudo que faz bem para a pele tem o interesse das mulheres”.

A 4ª Semana da Saúde está sendo vista pelos servidores como uma grande oportunidade para cuidar da saúde. “É sempre importante ações que buscam a melhoria da saúde, qualidade de vida e do trabalho”, destacou Maria Aparecida.

Segundo a diretora do Centro de Saúde da Assembleia Legislativa, Fabrícia Rezende de Rezende, o principal objetivo é a prevenção. “Optamos neste ano pelo tema acolhimento, como forma de sugerir aos servidores reflexões sobre a própria saúde. Estamos oferecendo novas oportunidades e técnicas, como a massoterapia e a terapia floral”, afirma.

Amanhã (21/9), será oferecido exame gratuito para prevenção de problemas relacionados a taxa de açúcar no sangue, como diabetes e hipoglicemia. O servidor ainda terá a oportunidade de receber avaliação do percentual de gordura do corpo e aferição da pressão arterial. Fabrícia lembra que para o exame de glicemia é exigido jejum.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.