Novo reitor da UEMS pede apoio da Assembleia Legislativa

Imagem: Reunião entre reitor e deputados aconteceu na Sala da Presidência, nesta terça-feira.
Reunião entre reitor e deputados aconteceu na Sala da Presidência, nesta terça-feira.
20/09/2011 - 09:37 Por: Paulo Fernandes    Foto: Wagner Guimarães

Eleito reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o professor Fábio Edir dos Santos Costa veio à Assembleia Legislativa pedir apoio dos deputados por mais recursos para a instituição. Ele foi recebido na presidência, nesta terça-feira (20/9).

Fábio Edir dos Santos Costa apresentou uma radiografia da universidade, que hoje conta com 52 cursos de graduação, seis mestrados e cerca de 8.000 alunos.

A previsão de receita da universidade para 2012 é de R$ 79,250 milhões, mas o reitor diz serem necessários mais R$ 42,880 milhões. “A universidade vem crescendo e melhorando muito, mas os investimentos em infraestrutura não têm acompanhado”, afirmou.

De acordo com o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), as maiores deficiências da instituição estão nas instalações físicas, bibliotecas e equipamentos.

Os números também demonstram que a UEMS tem cumprido um papel importante de levar o ensino a quem mais precisa. Dos candidatos, 78% vêm do ensino público. E entre os alunos matriculados, 91% têm domicílio eleitoral em Mato Grosso do Sul.

Outra característica da UEMS são as cotas para negros e índios. A instituição de ensino formou 52 indígenas e 371 afrodescendentes até 2010.

A quantidade de alunos tem aumentado ano a ano. No primeiro vestibular, foram oferecidas 830 vagas. Agora, sete anos depois, são 2.350 vagas/ano, um crescimento de 183%.

Fábio Edir também convidou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB) e os outros parlamentares para a cerimônia de posse dele, na próxima sexta-feira (23/9), às 17h, no Teatro Municipal de Dourados.

Com relação aos recursos, Jerson disse que os deputados estaduais estão dispostos a ajudar no que for possível e sugeriu que o futuro reitor discuta o orçamento da universidade com o Governo, antes de o projeto ser enviado, no fim do ano, para a Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.