Assembleia comemora os 190 anos do Comando Militar do Oeste

Imagem: Sessão Solene em comemoração aos 190 anos do Comando Militar do Oeste foi comandada pela deputada Dione Hashioka.
Sessão Solene em comemoração aos 190 anos do Comando Militar do Oeste foi comandada pela deputada Dione Hashioka.
29/09/2011 - 20:08 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição da 2ª vice-presidente, deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), realizou na noite desta quinta-feira (29/9), sessão solene em comemoração aos 190 anos do CMO (Comando Militar do Oeste).

A presença militar na fronteira Oeste funde-se com a própria história da região, com registros que remontam ao século XVIII. Em 1º de outubro de 1821, foi criado o Governo das Armas da Província de Mato Grosso, considerada a organização que originou o CMO e a 9ª Região Militar. 
 
O CMO atende Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Hoje, abrange uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados, mantendo fronteiras com o Paraguai e Bolívia e englobando o Pantanal.  É constituído pela 9ª Região Militar, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados/MS), 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá/MT) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá/MS).

“Para nós, militares de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, esta data tem um significado especial, pois não só o Comando Militar do Oeste comemora 190 anos, mas também a 9ª Região Militar. Estamos honrados por esta grande homenagem do Poder Legislativo”, disse o general João Francisco Ferreira, comandante do CMO.

Título de Cidadão - Das mãos da deputada Dione, o general da reserva Sérgio Pedro Coelho Lima recebeu o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Na década de 50, ele ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras e se tornou aspirante a oficial da Arma de Cavalaria. Foi designado para servir em Bela Vista (MS), onde permaneceu até 1965.

Em Três Lagoas, foi subcomandante do 1º Esquadrão do 4º Regimento de Cavalaria Motorizado. Lá criou o Círculo Militar. Nos postos de capitão e major, atuou na então 4ª Divisão de Cavalaria, em Campo Grande. Como coronel, serviu no CMO.

Em 1988, foi designado para a missão de oficial de ligação junto à Escola de Estado Maior dos Estados Unidos. Novamente voltou a Bela Vista para comandar o 10º Regimento de Cavalaria. Promovido a general, foi designado para atuar na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados.

Sérgio possui outras experiências importantes, como subsecretário de Ciência e Tecnologia e presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo.

“Este reconhecimento me deixa extremamente envaidecido. Através do Exército Brasileiro, pude me aproximar do povo sul-mato-grossense, por quem me apaixonei. Por isso, escolhi esta terra para viver com minha família”, comentou o general Lima.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.