Laerte Tetila quer curso de Engenharia de Pesca na UFGD

Imagem: Laerte Tetila destaca o potencial da piscicultura em MS.
Laerte Tetila destaca o potencial da piscicultura em MS.
27/10/2011 - 11:38 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Frente ao grande potencial da piscicultura em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) tem feito gestão para que seja criado o curso de graduação em Engenharia de Pesca na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Na sessão desta quinta-feira (27/10), o parlamentar usou a tribuna para defender que o curso seja incluído no Plano de Expansão e Reestruturação Universitária do MEC (Ministério da Educação).

“O plano de expansão integra o Plano Nacional de Educação 2011-2020 e deverá ser aprovado ainda este ano pelo Congresso Nacional. Os cursos de engenharia de pesca estão presentes em doze estados costeiros e em dois não costeiros. Em Mato Grosso do Sul, a piscicultura vem ganhando espaço nas últimas duas décadas, portanto, são boas as perspectivas para o engenheiro de pesca”, afirmou.

Segundo Tetila, no Estado a atividade chega a uma produção anual estimada em oito mil toneladas de peixe. Desta produção, 20% é destinada para o mercado interno, 20% são exportados para outros países e 60% para exportação interestadual.

“Entre as regiões produtoras de pescado, a Grande Dourados tem se destacado como a principal na produção de peixes de cativeiro em Mato Grosso do Sul. Com a formação de um profissional voltado especificamente para o setor será possível alavancar ainda mais a piscicultura”, defendeu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.