Casa de Leis homenageia desembargadores e empresários

Imagem: Sessão Solene de entrega de títulos foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia.
Sessão Solene de entrega de títulos foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia.
27/10/2011 - 20:30 Por: Glaucia Jandre    Foto: Giuliano Lopes

Uma noite para homenagear personalidades que contribuem para o crescimento de Mato Grosso do Sul. Quatro Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense foram entregues nesta quinta-feira (27/10), na Assembleia Legislativa. Por proposição do deputado Diogo Tita (PPS), receberam a honraria os desembargadores Dorival Moreira dos Santos e Sideni Soncini Pimentel, e o empresário José Afonso Gonçalves. Das mãos do deputado George Takimoto (PSL) foi entregue o título ao representante do empresário e pecuarista Belarmino Fernandes Iglesias.

O presidente da Casa, deputado Jerson Domingos (PMDB), prestigiou o evento e presidiu os trabalhos. Tita justificou a concessão das honrarias baseado no trabalho que os homenageados sempre demonstraram na função que exercem. “O mais importante é homenagear em vida e isso nos dá muita alegria, já que podemos reconhecer publicamente e entregar um documento que de fato demonstra nossa gratidão a estes cidadãos de Mato Grosso do Sul".

Natural de Votuporanga (SP), Dorival Moreira dos Santos é formado em direito pela Fadir (Faculdade de Direito de São José do Rio Preto). Em 1982, foi aprovado em concurso público e nomeado juiz substituto na 1ª Circunscrição de Campo Grande. Depois do trabalho que desempenhou em vários municípios como Dourados, Coxim, Pedro Gomes e Corumbá, foi promovido para a mais alta instância do Poder Judiciário em meados de 2009. Para ele, o reconhecimento público do título concedido pela Assembleia representa um marco em sua vida.

O desembargador Sideni Soncini Pimentel nasceu em Jales (SP) e também se formou em direito pela Fadir. Na década de 80 foi aprovado em concurso público em MS. Na comarca de Porto Murtinho e de Coxim exerceu o cargo de juiz de direito. Em 1998, foi transferido para Campo Grande e hoje atua como presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. “Estou muito feliz e sei que minha responsabilidade aumenta. Isso me dá ainda mais ânimo para continuar fazendo meu trabalho”, enfatizou o magistrado.

José Afonso Gonçalves é de Salto Grande (MG). Em 2004, retomou a empresa que atua no ramo de reflorestamento e carvão. Atualmente, emprega cerca de 600 pessoas no ramo da siderurgia, em Aquidauana. O empresário disse que se estabeleceu no Estado depois de conhecer a hospitalidade e o trabalho do povo sul-matogrossense.

Empresário e pecuarista, Belarmino Iglesias desembarcou em Santos (SP), vindo de uma pequena aldeia na região nordeste da Espanha. Em São Paulo, lavou pratos em restaurantes e trabalhou como maitre em uma famosa churrascaria. Foi convidado por seus patrões, da época, para ser sócio de uma nova casa, o Rubayat, inaugurado em 1957. O então restaurante foi o pioneiro no Brasil com o conceito “Da Fazenda ao Prato”. Em Dourados é produzida boa parte da carne que serve em seus restaurantes em São Paulo.

Belarmino Filho, que recebeu o título representando seu pai na solenidade, explica que a origem da carne servida no Rubayat é de total qualidade, sendo os animais criados soltos com uma alimentação natural a base de cereais. Além da carne Brangus (novilho precoce), cujo projeto teve início em 1988, a fazenda do pecuarista desenvolve vários outros projetos de produção e criação de aves, suínos e bovinos de alta qualidade genética.

Emocionado, ele comenta: “Para o meu pai que tem mais de 50 anos no Brasil, é uma grande honra. Sua paixão é o agronegócio que desenvolve aqui em Mato Grosso do Sul com muito entusiasmo”.

Takimoto escolheu Belarmino para receber a concessão porque acredita no trabalho desenvolvido pelo empresário, além do emprego e renda gerados e pela capacidade de incentivar a produtividade e a qualidade da carne sul-mato-grossense.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.