Para Pedro Kemp, Enem continua sendo melhor que vestibular
Pedro Kemp explica que o vestibular, na forma que vinha sendo feito, não media o conhecimento.
03/11/2011 - 10:49
Por: Paulo Fernandes
Foto: Giuliano Lopes
Apesar de problemas como o vazamento de algumas questões das provas em Fortaleza (CE), ele acredita que o Enem é melhor que o vestibular. "É claro que esses problemas trazem transtornos para os alunos, mas em um País de dimensão continental, eu diria que os problemas são muito pequenos para se desvalorizar a prova", afirmou.
"O vestibular, na forma que vinha sendo feito, não media o conhecimento. Ele favorecia quem fazia cursinho preparatório e decorava fórmulas e regras. Os alunos saíam bem porque eram treinados. Era decoreba (sic). Já o Enem traz questões que fazem o aluno pensar, não mais fazendo um 'X' sobre as alternativas apresentadas", continuou.
Kemp ressaltou também que o Enem tem a vantagem de avaliar o aluno ao longo dos anos no ensino médio. "A cada ano, o governo vem aperfeiçoando o Enem e a metodologia".
Ele lembrou ainda que o exame nacional tem sido amplamente utilizado como critério para ingresso nas universidades. Em algumas instituições, o vestibular chegou a ser abolido.
O MEC (Ministério da Educação) está recorrendo da decisão da Justiça Federal cearense que anulou 13 questões das provas do exame. O objetivo do ministro Fernando Haddad é evitar a anulação parcial do exame para todos os estudantes do País que se submeteram à prova nos dias 22 e 23 de outubro. Já o MPF (Ministério Público Federal) quer a anulação de mais uma questão.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.