Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comemora 40 anos

Imagem: Celebração do 40º aniversário da academia foi feita no Plenário Deputado Júlio Maia.
Celebração do 40º aniversário da academia foi feita no Plenário Deputado Júlio Maia.
03/11/2011 - 21:04 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Uma solenidade realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira (3/11), marcou a comemoração do 40º aniversário da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a posse da nova diretoria da instituição e a outorga do Título Benemérito da Cultura ao presidente da Casa, deputado Jerson Domingos (PMDB).

Fundada no dia 30 de outubro de 1971 pelos escritores Ulisses Serra, José Couto Vieira Pontes e Germano Barros de Sousa, a entidade teve o nome inicial de Academia de Letras e História de Campo Grande. Após a divisão do Estado, recebeu a denominação de ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras).

O quadro da ASL é composto de 40 cadeiras preenchidas por sócios efetivos. Hoje, oito cadeiras encontram-se vagas. Fazem parte da formação atual os acadêmicos: Hernâni Donato, Padre Afonso de Castro, Guimarães Rocha, Enilda Mougenot Pires, Thereza Hilcar, Américo Ferreira Calheiros, Raquel Naveira, Maria Adélia Menegazzo, José Couto Vieira Pontes, Orlando Antunes Batista, Paulo Correa de Oliveira, Paulo Tadeu Haendchen, Valmir Batista Correa, Abrão Razuk, Maria da Glória Sá Rosa, Paulo Nolasco, Reginaldo Alves de Araújo, Rêmollo Letteriello, Francisco Palhano, Adair José de Aguiar, Lélia Rita de Figueiredo, Augusto César Proença, José Pedro Frazão, Hildebrando Campestrini, Abílio Leite de Barros, Flora Egídio Thomé, Altevir Alencar, Rubenio Marcelo, Lucilene Machado, Francisco Leal de Queiroz, Wilson Barbosa Martins e Geraldo Ramon Pereira.

Para o triênio administrativo compreendido entre 2011/2014, tomou posse como presidente da ASL o acadêmico Reginaldo Alves de Araújo. Compõem também esta diretoria os seguintes membros: Abrão Razuk (vice-presidente), Rubênio Marcelo (secretário-geral), José Pedro Frazão (secretário); Francisco Palhano (1º tesoureiro) e Enilda Mougenot Pires (2ª tesoureira).

40 anos - Durante a solenidade, Rubênio Marcelo fez a leitura da primeira ata oficial da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, escrita por Ulisses Serra, por próprio punho, e lavrada há mais de quatro décadas. Os escritores José Couto, Maria da Glória Sá Rosa e Reginaldo Araújo contaram um pouco sobre a história da ASL.

“Os 40 anos da Academia representam a maturidade literária. Hoje, estamos presentes tanto na Capital como no interior do Estado. Através de palestras, levamos a poesia, o romance e os contos para os nossos estudantes e universitários. Estamos cumprindo o papel de levar a cultura e a literatura ao povo sul-mato-grossense”, destacou Reginaldo.

Para o deputado Jerson Domingos, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é uma das mais notáveis do País. “Esse sucesso se deve aos homens e mulheres que se dedicam incansavelmente à cultura e à literatura”, salientou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.