Jerson é condecorado com Título de Benemérito da Cultura

Imagem: Reginaldo Alves de Araújo, presidente da ASL, entrega título ao deputado Jerson Domingos.
Reginaldo Alves de Araújo, presidente da ASL, entrega título ao deputado Jerson Domingos.
03/11/2011 - 21:21 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Na noite de comemoração do aniversário de 40 anos da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), foi homenageado com o Título de Benemérito da Cultura, honraria máxima da instituição.

Em nome da ASL, o acadêmico Rêmolo Letteriello justificou a concessão da honraria. “A vida, as realizações e a grande pessoa que é Jerson Domingos nos motivou a conceder este título. O lado humanístico é a linha marcante de sua personalidade. Trata-se de um homem que sempre lutou em prol da cultura e da literatura sul-mato-grossense, mas não é somente isso. Jerson Domingos, quase que anonimamente, desenvolve ações em benefício do bem público e em favor dos menos favorecidos. Ele é merecedor da honraria mais importante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”, afirmou.

José Couto, cofundador da ASL, destacou o espírito patriótico de Jerson Domingos. “Nossa academia é mantida por um ideal e o deputado Jerson tem sido um grande colaborador. Ele é um homem de grande valor, um verdadeiro patriota”.

Para o escritor Rubênio Marcelo, o deputado Jerson foi agraciado com a homenagem em razão da contribuição à literatura. “A escolha é criteriosa. Poucos já receberam a honraria. Pelo seu engajamento à literatura, Jerson é merecedor deste título”, acrescentou.

O Título de Benemérito da Cultura Sul-Mato-Grossense foi criado há mais de 20 anos e tem como objetivo prestar homenagem a personalidades que se destacaram com atos marcantes em prol da cultura do Estado.

Somente quatro pessoas foram outorgadas com o título: o governador André Puccinelli (PMDB) e os intelectuais José Barbosa Rodrigues, Hélio Serejo e Alexandre de Oliveria. O deputado Jerson Domingos é o mais novo Benemérito da Cultura Sul-Mato-Grossense.

Emoção - Por inúmeras vezes, Jerson Domingos foi agraciado com títulos e comendas de entidades, instituições, órgãos públicos, tanto no interior do Estado como na Capital. Mas, dessa vez, ele considera a homenagem ainda mais especial.

“Estou emocionado, pois recebi a homenagem pelos meus ensinamentos de vida, pela minha história. Como deputados, nossa responsabilidade não é só legislar, representamos a sociedade em todo o sentido. Uma boa cultura não se resume a conhecimentos literários, mas no respeito ao ser humano. E demostramos o nosso respeito através do cargo que ocupamos. A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras reverencia a arte, os pensamentos, os sonhos e a esperança. Os meus parabéns a todos que dão sequência ao legado que receberam”, frisou Jerson.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.