Com doações, servidores dão demonstração de solidariedade

Imagem: Deputado Paulo Corrêa, 1º secretário da Casa, doando sangue no ônibus do Hemosul.
Deputado Paulo Corrêa, 1º secretário da Casa, doando sangue no ônibus do Hemosul.
10/11/2011 - 09:28 Por: Paulo Fernandes    Foto: Edilene Borges

Um ônibus do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia) de Campo Grande está parado no estacionamento antigo da Assembleia Legislativa com um objetivo nobre: receber doações de sangue. Quem quiser doar tem até às 11h desta quinta-feira (10/11).

Desde cedo, deputados e servidores da Casa de Leis estão participando da campanha. O 1º secretário da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PR), fez a doação antes do início da sessão legislativa.

"Não estou aqui como deputado, mas como cidadão. Sou doador fidelizado. E solicito para todas as pessoas que façam o mesmo", afirmou.

Paulo Corrêa explicou que a campanha é muito importante porque está faltando sangue no Hemosul.

O técnico parlamentar Angelo Montanher Neto, 50, é doador de sangue há 15 anos. Tudo começou quando o filho dele ia passar por uma cirurgia no coração e necessitava de muito sangue.

"Muitos amigos e doadores anônimos, que considero amigos também, se sensibilizaram e doaram sangue para o meu filho. Por gratidão, eu sempre participo das campanhas e fora delas também vou ao Hemosul. É a minha forma de retribuir", detalha.

Já o garçom Paulo Flávio, 33, aproveitou a comodidade de poder fazer a doação em frente ao local de trabalho. "Vi meus amigos da mesma diretoria doando e resolvi doar também", disse. Ele já havia doado sangue anteriormente, mas não tem o hábito de participar das campanhas.

Desde 1995, a Assembleia Legislativa promove campanha de doação de sangue e a partir de 2007 o Hemosul passou a receber as doações de sangue no estacionamento antigo.

Somente no ano passado, foram colhidas 89 bolsas de sangue, sendo que 33 foram aptas para serem utilizadas, conforme a diretora de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Fabrícia Rezende de Rezende.

Os requisitos básicos para a doação de sangue são ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É recomendável ainda não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação.

Para doar, é necessário ainda levar um documento com foto, emitido por órgão oficial.

No fim do ano, a necessidade de sangue aumenta por causa da quantidade de acidentes de trânsito e da redução de doações, em decorrência das férias e das festas de Natal e Ano Novo.

O ônibus do Hemosul também está cadastrando doadores voluntários de medula óssea.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.