Caixas poderão funcionar integralmente em dias de promoção

Imagem: Marquinhos diz que falta de preenchimento dos caixas nos dias de promoção caracteriza desrespeito ao consumidor.
Marquinhos diz que falta de preenchimento dos caixas nos dias de promoção caracteriza desrespeito ao consumidor.
23/11/2011 - 16:05 Por: Ana Rita de Paula    Foto: Giuliano Lopes

Vice-líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado Marquinhos Trad apresentou nesta quarta-feira (23/11) um projeto de lei para acabar com filas longas e demoradas nos supermercados em que apenas alguns caixas operam durante os dias de promoção.

O projeto de lei prevê punição aos supermercados e hipermercados que possuam seis ou mais caixas de pagamento, onde somente uma pequena porcentagem atende aos clientes. O objetivo da proposta é evitar uma espera longa e desnecessária diante de caixas fechados e sem funcionários operando.

Consta na matéria que os estabelecimentos deverão fixar, em local e tamanho visíveis, cópia do projeto, caso se transforme em lei, com o número 151 e a inscrição “disque-denúncia/Procon-MS”.

Marquinhos Trad alega que a falta de preenchimento dos caixas com funcionários nos dias de promoção caracteriza desrespeito ao consumidor. Ele cita uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que concedeu ao estado de Santa Catarina a competência em disciplinar algumas peculiaridades nos supermercados.

Para o parlamentar, se o Estado não pode atuar diretamente na qualidade da forma de atendimento ao cliente, ao menos deve estipular regras para que o consumidor não seja lesado pela falta de estrutura oferecida pelos estabelecimentos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.