Servidores são orientados sobre diabetes e hipertensão

Imagem: Palestras sobre conscientização da hipertensão e diabetes foram feitas no Plenarinho.
Palestras sobre conscientização da hipertensão e diabetes foram feitas no Plenarinho.
23/11/2011 - 18:57 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu duas palestras aos servidores para conscientizá-los a respeito da hipertensão e diabetes, na manhã desta quarta-feira (23/11), no Plenarinho Nelito Câmara. Também foram oferecidos exame oftalmológico, aferição de pressão arterial e orientação nutricional.

A enfermeira Ada Elisa Tincani de Lima palestrou sobre a importância e a relação entre hipertensão arterial e diabetes mellitus. Ela informou que fatores como obesidade, colesterol alto, sedentarismo, tabagismo, abuso de bebida alcoólica, entre outros, contribuem para o surgimento do diabetes e hipertensão.

Já a nutricionista Taís Graciano Morelli, que palestrou sobre conduta na prevenção e tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus, explicou que reeducação alimentar, aumentando a quantidade de consumo de fibras por meio de verduras, ingestão de alimentos integrais e troca de gordura saturada por insaturada são medidas que podem prevenir as pessoas de adquirir as duas doenças.

Com pré-disposição à hipertensão, a jornalista Maria Helena Brancher, que é servidora na Casa, disse que as palestras propiciam mudanças de hábito para as pessoas que querem a garantia de uma vida saudável. “Há um ditado que diz que prevenir é melhor que remediar. Remediar, nesse caso, é uma situação desagradável, pois se a pessoa tem um AVC [Acidente Vascular Cerebral], pode ficar danificada para o resto da vida. Por meio das palestras eu vejo que muita coisa muda se sua alimentação muda”.

Conforme a diretora do Centro de Saúde da Assembleia, Fabricia Rezende de Rezende, as palestras propiciam uma reflexão sobre como está a saúde dos servidores. “Se há aqueles com diabetes e pressão alta, as informações garantem um melhor cuidado com as doenças, no sentido de que elas não se agravem”.

Sintomas - Se você suspeita estar com diabetes, é necessário se atentar a alguns sintomas, como: fome intensa, súbita perda de peso, feridas que não cicatrizam, micção frequente, cansaço, infecções vaginais, mãos dormentes ou formigamento nos pés, sede constante, problemas sexuais e visão embaçada.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.