Problema cardíaco mata o ex-deputado Nelson Trad

Imagem: Nelson Trad foi um dos deputados mais importantes da história de Mato Grosso do Sul.
Nelson Trad foi um dos deputados mais importantes da história de Mato Grosso do Sul.
08/12/2011 - 00:37 Por: Paulo Fernandes    Foto: Arquivo

Aos 81 anos, morreu há pouco, no final da noite de quarta-feira (7/12), uma das maiores lideranças políticas de Mato Grosso do Sul: o ex-deputado federal Nelson Trad. Com um problema no coração, Trad estava internado no Hospital Proncor, em Campo Grande.

O patriarca da família Trad apresentava problemas cardíacos desde 1983. Recentemente, com um diagnóstico de obstrução de artérias, recebeu o implante de dois stents (espécie de tubos perfurados) para reforçar o bombeamento do sangue.

Nascido em Aquidauana, em 1930, Nelson Trad faz parte da história de Mato Grosso do Sul. Advogado e professor, ele foi deputado estadual por dois mandatos e parlamentar federal por mais sete.

Durante a carreira política na Câmara dos Deputados, Nelson Trad foi líder do PMDB, 2º secretário da Câmara, membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do Conselho de Ética.

Ele foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul, mas acabou migrando para o PMDB com o grupo político.

Uma das últimas entrevistas de Nelson Trad foi concedida ao programa Retratos da História, da TV Assembleia, em maio deste ano.

Nelson era um homem de várias paixões: a política, a literatura e o Botafogo. Em seus discursos, sabia escolher as palavras e não poupava críticas duras e ácidas aos adversários.

Ele deixa três filhos na política: o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho; o deputado federal Fábio Trad; e o deputado estadual Marquinhos Trad (os três do PMDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.