Corrêa faz balanço da atuação da Mesa Diretora em 2011

Imagem: Paulo Corrêa fala sobre novos projetos para a Assembleia para o próximo ano.
Paulo Corrêa fala sobre novos projetos para a Assembleia para o próximo ano.
13/12/2011 - 18:30 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

Perto do início do recesso parlamentar de 2011, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PR), fez um balanço do primeiro ano de trabalhos da atual Mesa Diretora da Casa de Leis. Ele destacou conquistas e os futuros projetos para o Legislativo.

Entre os avanços, o parlamentar citou a aprovação do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) e a reformulação do Estatuto dos Servidores. “O plano é um sonho de 30 anos e foi amplamente discutido com a categoria e com todas as diretorias da Casa”, ressaltou.

O Programa de Eficiência Energética implantado no Legislativo também foi comemorado pelo 1º secretário. A iniciativa consiste na troca do sistema de iluminação e de ar-condicionado da Assembleia, o que reduz em até 40% o consumo de energia elétrica da instituição, uma economia que pode chegar a R$ 80 mil por ano.

Corrêa ressaltou ainda o empenho do Poder Legislativo em promover mais segurança, transparência e publicidade às compras e contratações de produtos e serviços da Casa. “Durante o ano, foram 56 processos licitatórios, todos encaminhados e analisados de forma criteriosa pelo Tribunal de Contas”, afirmou. Todas as reuniões da Comissão de Licitação da Casa foram filmadas pela TV Assembleia, o que garantiu, segundo o deputado, maior credibilidade aos processos.

Outra conquista, na opinião do parlamentar, foi o Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa, que passou a ser veiculado no Portal ALMS. “O diário eletrônico do legislativo se tornou uma ferramenta mais prática para o cidadão que quer conhecer o trabalho dos deputados”, assegurou.

As campanhas promovidas pela Casa também foram destacadas pelo deputado. Uma delas foi a Assembleia de Portas Abertas, iniciada neste ano com o objetivo de aproximar a população dos trabalhos do Parlamento. Corrêa também elogiou a campanha Paz no Trânsito – Uma lição de amor à vida, que reuniu aproximadamente 32 entidades e órgãos parceiros como o objetivo de conscientizar os motoristas. “A iniciativa, encabeçada pelo presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos, conseguiu envolver diversas organizações, exército, polícia e sociedade. Foi uma grande mobilização que trouxe resultados significativos para o trânsito da Capital”, informou.

Ampliação - Entre os projetos previstos para a Assembleia, o parlamentar destaca a obra de ampliação do prédio da instituição que deve ser entregue até julho do ano que vem. “Estamos dentro do cronograma e vai ser uma conquista importante para todos os funcionários da Casa e para os cidadãos que terão um espaço adequado para serem atendidos”.

Um novo projeto de segurança do Legislativo também está entre os próximos planos da Casa, de acordo com o 1º secretário. Até o fim de janeiro de 2012 será implantado na Assembleia um sistema que assegura a segurança de todo o prédio e estacionamento com instalação de câmeras, iluminação, sala de monitoramento interligada com a polícia, entre outros equipamentos. “Há algum tempo já tínhamos todo esse aparato à disposição, só faltava iniciar as instalações”.

O projeto Memória da Casa de Leis também está previsto para iniciar no próximo ano. Conforme Paulo Corrêa, todos os arquivos relacionados à produção de projetos e leis serão digitalizados para facilitar o acesso e a consulta.

O parlamentar considera ainda o início da transmissão do sinal digital da TV Assembleia. “Vamos avançar nesse processo e até janeiro toda a transmissão será digitalizada. Isso irá implementar a Casa, levando a inclusão, mostrando transparência de seus atos e oferecendo melhor imagem a seus telespectadores”, garantiu.

“Essas e outras conquistas da Assembleia Legislativa se devem, não ao trabalho de um homem só, mas de todos que fazem parte da Mesa Diretora. Se deve à mudança de conceito enquanto poder e a uma questão de valorização do funcionário e respeito ao cidadão”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.