Primeira diretoria do CAU/MS toma posse na Assembleia

Imagem: Osvaldo Abrão de Souza vai dirigir Conselho de Arquitetos de MS.
Osvaldo Abrão de Souza vai dirigir Conselho de Arquitetos de MS.
15/12/2011 - 17:50 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Os conselheiros regionais do novo CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) tomaram posse hoje (15/12) no Plenário da Assembleia Legislativa. Entre eles, o arquiteto Osvaldo Abrão de Souza, que inicia a história da entidade como o primeiro presidente eleito. O ato solene ocorreu por proposição dos deputados Paulo Corrêa (PR) e Lauro Davi (PSB).

Agora desvinculados do Crea/MS (Conselho Regional de Engenheiros e Agronômos de Mato Grosso do Sul), 18 arquitetos formam a diretoria do novo CAU/MS que atuará no triênio 2012/2014. Giovana Dario Sbaraini de Andrade ficará no cargo de vice-presidente.

Ao todo, mais de dois mil profissionais passam, a partir de hoje, a ter um conselho próprio. “Os arquitetos terão agora uma única voz que falará por eles. Até então nossos interesses ficavam mesclados com os interesses de outras profissões e isso não atendia as nossas expectativas”, explicou Osvaldo.

Segundo ele, o CAU/MS é importante para a evolução da profissão de arquitetura. “Os profissionais têm agora um espaço para agir, atuar e propor iniciativas para a organização da vida do ser humano para viver nas cidades”, afirmou.

Após a separação, o Crea/MS passa a contar com 18 mil profissionais, entre engenheiros, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos. Conforme o presidente da entidade, Jary Castro, mesmo desvencilhados, arquitetos e engenheiros certamente continuarão a parceria que sempre existiu. “Cada um dentro do seu conselho, mas a ideia é que todos trabalhem conjuntamente”, ressaltou.

Para o 1º secretário da Assembleia e também engenheiro, deputado Paulo Corrêa, o novo conselho é resultado da luta dos arquitetos pela valorização da profissão. “É uma honra, como engenheiro civil, propor essa solenidade. O CAU resgata essa profissão tão querida e respeitada por toda a sociedade”, declarou.

O deputado Lauro Davi também participou da posse da nova diretoria. “A Assembleia Legislativa não poderia deixar de participar desse momento. A Casa está de portas abertas para todos os profissionais da arquitetura, pessoas importantes para o desenvolvimento do Estado”, observou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.