Rinaldo pede mais investimento em segurança na fronteira

Imagem: De acordo Professor Rinaldo, parece não haver vontade do Governo Federal em combater o tráfico e a violência.
De acordo Professor Rinaldo, parece não haver vontade do Governo Federal em combater o tráfico e a violência.
23/02/2012 - 11:17 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Preocupado com as deficiências na estrutura da Polícia Federal na região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o deputado Professor Rinaldo (PSDB) pediu, em discurso na tribuna, nesta quinta-feira (23/2), mais investimentos para combater o tráfico de drogas e garantir a segurança dos policiais. “A impressão que tenho é de que não há vontade do Governo Federal em combater o tráfico e a violência”, disse.

Relatório elaborado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) revelou o problema. A delegacia de Ponta Porã é a unidade mais precária da área de fronteira. O prédio apresenta goteiras, infiltrações, alagamentos e instalações elétricas comprometidas.

O TCU concluiu ainda que o efetivo da Polícia Federal não é suficiente para atender os 11,6 mil quilômetros de fronteira do Brasil com países apontados como grandes produtores de maconha e cocaína - Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia.

A área abrange os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Em toda essa extensão são 14 delegacias federais, 118 delegados e 708 agentes, ou seja, um agente para cada 16 quilômetros e um delegado para cada 100 quilômetros.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.