Edital para eleição do Parlamento Jovem é divulgado em reunião

Imagem: Reunião para divulgação do edital da eleição do Parlamento Jovem aconteceu no plenarinho.
Reunião para divulgação do edital da eleição do Parlamento Jovem aconteceu no plenarinho.
07/03/2012 - 17:16 Por: João Humberto    Foto: Marycleide Vasques

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet divulgou a vários diretores de escolas de Campo Grande o edital sobre o novo processo eleitoral do Parlamento Jovem, cuja eleição acontece no próximo dia 12 de abril. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (7/3), no plenarinho Nelito Câmara.

Segundo Clarice Maciel Sousa Chaves, diretora da Escola do Legislativo, o edital do Programa Parlamento Jovem amplia o número de vagas de 18 para 24 neste ano. Agora, o mandato dos deputados estudantes será de um ano, ao invés de dois, como funcionou nas duas edições anteriores.

Clarice também frisou que o programa delineia caminhos muito extensos na vida dos estudantes que integram o Parlamento Jovem. “Eles entram aqui de um jeito e saem de outro, completamente diferentes. Acredito que sua visão a respeito da política muda e sua consciência se torna mais abrangente”.

André Luís da Silva Lima, ex-aluno da Escola Municipal Professora Oliva Enciso e atualmente acadêmico da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), participou da reunião e informou que o Parlamento Jovem lhe garantiu uma transformação. “Aprendi a entender como funciona o processo político. É um projeto maravilhoso, gostaria de ver mais alunos participando do programa”.

A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Maria das Dores Rezende, enfatizou que o período de inscrição das escolas para adesão ao projeto vai até o dia 23 de março. Até essa data também tem que ser apresentada a proposta com a justificativa para o anteprojeto do estudante. Os nomes e fotos dos deputados candidatos ao Parlamento Jovem devem ser encaminhados ao e-mail parlamentojovemmatogrossodosul@gmail.com.

Pelo edital, a campanha eleitoral nas escolas pode ser feita entre 26 de março e 11 de abril. Nesse processo, serão encaminhadas ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pela SED (Secretaria de Estado de Educação), as inscrições dos candidatos a deputados estudantes, suas fotos e as listas de alunos matriculados no ensino médio da Rede Estadual de Ensino e de escolas privadas da Capital.

Conforme Maria das Dores, podem se candidatar a deputado estudante apenas os alunos matriculados no primeiro e segundo anos do ensino médio. “Decidimos não estender a eleição a alunos do terceiro ano, até porque nessa fase a preocupação com o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] é vigente e muitos, por conta do vestibular, deixam de participar das reuniões”.

Diretor da Escola Estadual Hércules Maymone, Edilmar Marques revela que dois alunos do colégio já participaram do projeto e que sua participação no Parlamento Jovem promoveu respeitabilidade ao estabelecimento de ensino. “A coordenação pedagógica da escola abraçou a causa. Mais escolas precisam arriscar”.

Parlamento Jovem – O programa foi criado por meio da Resolução 026/2005, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do legislativo estadual, no município de Campo Grande.

Atualmente, há 13 projetos de autoria dos deputados estudantes em trâmite na Casa de Leis. De acordo com o deputado Arroyo, a Assembleia Legislativa de MS foi premiada a nível nacional por esse programa, considerado um dos melhores projetos a nível estadual. “O Parlamento Jovem superou nossas expectativas e a ideia é estendê-lo a regiões pólo para atingir um maior número de jovens".

Natálya Quintana, de 17 anos, ex-aluna da Escola Estadual Dona Consuelo Müller, diz que o Parlamento Jovem ampliou sua visão sobre a política. Prova disso é que nas eleições municipais deste ano ela se candidatará a vereadora. “Aprendi a gostar da política. O programa foi bom para o meu amadurecimento”.

Os deputados estudantes precisam participar de reuniões mensais na Casa de Leis, entre outros eventos. Cabe a eles formular projetos de lei que, se forem apadrinhados pelos deputados estaduais, podem se tornar leis. Reivindicações de suas escolas e bairros também podem ser apresentadas e discutidas pelo Parlamento Jovem. Os participantes do programa não têm despesas com vale-transportes e recebem lanches nos dias de atividades.

Informações - As fichas de inscrição das escolas da Rede Estadual de Ensino e respectivos candidatos encontram-se disponíveis no site da SED, já as fichas das escolas privadas podem ser obtidas no site da Escola do Legislativo. Mais informações pelos telefones 3318-2371 ou via e-mail: parlamentojovemmatogrossodosul@gmail.com.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.