Mulheres ainda enfrentam desafio na participação política

Imagem: Conforme Marisa Serrano, as mulheres ocupam atualmente 11 das 78 administrações municipais em MS.
Conforme Marisa Serrano, as mulheres ocupam atualmente 11 das 78 administrações municipais em MS.
08/03/2012 - 11:51 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Oito de março é Dia Internacional da Mulher. É dia de celebrar as conquistas e discutir os desafios. As mulheres obtiveram o direito ao voto e a cada dia ocupam mais espaço no mercado de trabalho. Apesar de tantos avanços, há muitas barreiras a serem transpostas. Durante solenidade na Assembleia Legislativa, a conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, abordou em seu discurso a importância de estimular a participação das mulheres no universo majoritariamente masculino da política.

“Pela primeira vez na história, o cargo mais importante do país é ocupado por uma mulher: Dilma Roussef. Apesar de grandes avanços, ainda há muitos desafios. Recentemente, o Fórum Econômico Mundial divulgou o ranking que mede o índice mundial de desigualdade de gênero. Dos 134 países estudados, o Brasil ocupa o 82º lugar”, afirmou.

Segundo Marisa, a realidade em Mato Grosso do Sul não é diferente do país. “As mulheres ocupam atualmente 11 das 78 administrações municipais, o que significa 8% do total das prefeituras”, destacou a conselheira.

São vários os obstáculos para uma maior participação feminina na política. Marisa apontou a atividade doméstica como uma dificuldade, já que as mulheres somam o trabalho em casa com o trabalho profissional. “Por isso, defendo a divisão do trabalho doméstico entre homens e mulheres”, disse Marisa, que recebeu os aplausos das mulheres que lotaram o plenário.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.