Para sindicato, violência atinge integridade do jornalismo

Imagem: Para Vanessa, é preciso que os profissionais tenham coragem de denunciar.
Para Vanessa, é preciso que os profissionais tenham coragem de denunciar.
09/03/2012 - 12:57 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Dados de um relatório de 2010 apontam que a violência contra jornalistas está ligada principalmente às matérias sobre política e administração pública. A informação foi repassada pela presidente do Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul), Vanessa Amin, durante audiência pública “Violência contra imprensa e seus profissionais”, realizada nesta sexta-feira (9/3), na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Alcides Bernal (PP).

“Sabemos que esse número é muito inferior à realidade. É preciso que os profissionais da imprensa tenham coragem de denunciar para chegarmos a um quadro mais próximo do real”, afirmou Vanessa. Segundo ela, os jornalistas que sofreram violência são os que cumpriram a missão de tornar notícia o que é de interesse público.

Diante deste quadro, Vanessa reforçou o pedido da entidade para que as autoridades policiais trabalhem com rapidez e seriedade nos casos de assassinatos de jornalistas. “Estamos cobrando a elucidação dos casos, a punição dos autores e a revelação dos reais motivos dos crimes.”

Não são só os casos recentes envolvendo agressões e mortes de jornalistas que têm causado preocupação. Para Vanessa, a censura velada também é motivo de vergonha. “Há uma censura velada que é tão grave quanto um assassinato. Infelizmente, os interesses políticos e econômicos e individuais levam a essa censura velada”, disse.

Para tentar resguardar a integridade de jornalistas em risco, o Sindjor-MS se coloca à disposição dos profissionais. “Através de um acordo coletivo, o sindicato pode solicitar às empresas um seguro de vida e uma assistência jurídica. Cabe apenas aos jornalistas se mobilizarem e procurarem o sindicato”, explica.

Durante a audiência, vários profissionais relataram experiências, elogiaram a iniciativa do Legislativo em debater o assunto e cobraram elucidação dos recentes casos de assassinatos contra jornalistas que aconteceram no Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.