Proibir pagamento em dinheiro nos ônibus é ilegal, diz Kemp

Imagem: De acordo com Kemp, medida adotada fere o Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com Kemp, medida adotada fere o Código de Defesa do Consumidor.
15/03/2012 - 12:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A obrigatoriedade de aceitar somente cartão eletrônico e não mais dinheiro para fazer o pagamento da passagem de ônibus tem causado transtorno na vida dos usuários do transporte coletivo de Campo Grande, segundo o deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT na Casa. Na sessão desta quinta-feira (15/3), o parlamentar fez pedido ao MPE (Ministério Público Estadual) para que a situação seja fiscalizada.

Kemp citou várias denúncias de usuários, inclusive de um adolescente que foi obrigado a sair do ônibus após o motorista não aceitar o pagamento em dinheiro. “São muitas reclamações de pessoas que não puderam pagar em dinheiro, outras não possuem cartão porque residem em outras cidades e algumas não encontram pontos de recarga do cartão”, disse.

De acordo com Kemp, a medida adotada fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor), que diz no artigo 39: "É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços dentre outras práticas abusivas: recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento".

“Campo Grande tem uma das tarifas mais caras do Brasil e possui inúmeras deficiências. É um absurdo o que está acontecendo. A iniciativa é boa para evitar assaltos, mas proibir o pagamento em dinheiro é ilegal. Acredito que é preciso sim incentivar o uso do cartão e repensar o sistema hoje adotado pela prefeitura municipal”, defendeu.

Os deputados Cabo Almi (PT), Alcides Bernal (PP), Eduardo Rocha (PMDB) e Mara Caseiro (PTdoB) concordaram com Pedro Kemp e também sugeriram que a prefeitura da Capital adote medidas para uma maior flexibilidade na exigência do uso do cartão.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.