Aprovado projeto de lei que proíbe venda de álcool a menores

Imagem: Projeto de lei, de autoria do deputado Pedro Kemp, foi aprovado na sessão desta terça.
Projeto de lei, de autoria do deputado Pedro Kemp, foi aprovado na sessão desta terça.
20/03/2012 - 12:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram na Ordem do Dia da sessão desta terça-feira (20/3), em redação final, o projeto de lei 208/11, de autoria do deputado estadual Pedro Kemp (PT), que proíbe a venda, oferta, fornecimento, entrega e permissão de consumo de bebida alcoólica aos menores de 18 anos. A matéria segue agora para a sanção do governador André Puccinelli (PMDB).

“Embora o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos seja proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto continua sendo descumprido”, afirma Kemp. De acordo com a proposição, os estabelecimentos comerciais deverão afixar avisos do veto em local de ampla visibilidade e zelar para que não haja o consumo de álcool por menores nas suas dependências. Além disso, os responsáveis pelo comércio terão que exigir a comprovação da maioridade por meio de documento oficial de identidade.

Os estabelecimentos que descumprirem a norma receberão advertência e poderão ser multados em até 500 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), o que equivale a mais de R$ 7 mil. “O objetivo é instrumentalizar a luta contra o consumo de álcool por crianças e adolescentes, dando condições aos estabelecimentos comerciais de se apoiar em estratégias que façam frente a um tipo de comportamento tão nocivo aos nossos jovens”, explica.

Utilidade Pública - Os parlamentares também aprovaram em discussão única o projeto de lei 013/2012, de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB), que declara de utilidade pública estadual a Associação Clubinho do Papai do Céu, com sede em Campo Grande.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.