Teixeira critica Funai a respeito da venda de direitos sobre terras

Imagem: Zé Teixeira questiona tutela da Funai sobre os índios.
Zé Teixeira questiona tutela da Funai sobre os índios.
20/03/2012 - 12:55 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo, publicada no último dia 11, revela que índios da etnia mundurucu venderam a uma empresa estrangeira direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, na floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) levou o assunto a tribuna na sessão desta terça-feira (20/3) e questionou o comportamento da Funai (Fundação Nacional do Índio).

“Por US$ 120 milhões, os índios venderam os direitos sobre a reserva. O pagamento será feito em 30 parcelas. O presidente da Funai, Márcio Meira, disse que os índios assinam contratos muitas vezes sem saber o que estão assinando. Se os índios brasileiros são tutelados, como conseguiram fazer a negociação sem o conhecimento da Funai?”, questionou o parlamentar.

Zé Teixeira classificou o negócio como obscuro e elogiou o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que convocou o presidente da Funai, representantes dos índios mundurucu e da empresa estrangeira que comprou os direitos sobre a reserva para prestar esclarecimentos na Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.