Parceria com TV Senado prevê sinal aberto à TV Assembleia

Imagem: Representantes da TV Senado e da TV Assembleia podem firmar contrato de parceria ainda neste ano.
Representantes da TV Senado e da TV Assembleia podem firmar contrato de parceria ainda neste ano.
09/04/2012 - 15:43 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

Uma parceria entre Senado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pode resultar na implantação da TV e da Rádio Senado no Estado. O acordo, que poderá ser firmado ainda neste ano, também prevê a utilização do equipamento de transmissão e de uma subcanalização digital do Senado para a criação da TV Assembleia em sinal aberto no canal 34.

A coordenadora de expansão da Rede Senado de Rádio e Televisão, Virgínia Galvez, explica que o acordo de cooperação prevê a cessão de uma subcanalização de televisão digital à Assembleia por meio do canal 34, além da instalação de uma estação radiodifusora a ser adquirida e montada pelo Senado. Em contrapartida, a Assembleia disponibiliza o espaço para a instalação dos equipamentos, bem como pela operação, guarda, limpeza e conservação dos abrigos e aparelhagem.

Acompanhada de uma equipe técnica da TV Senado, Vírginia se reuniu na tarde desta segunda-feira (9/4) com o deputado responsável pela TV Assembleia de Mato Grosso do Sul, Maurício Picarelli (PMDB), e com a diretora da TV, Tais Tellaroli.

De acordo com Picarelli, a intenção é que a TV Assembleia comece a exibir sua programação em até seis meses, por meio do subcanal da TV Senado. “É um presente que recebemos porque essa parceria vai possibilitar o acesso da população sul-mato-grossense à programação do Senado Federal e da TV Assembleia para que todos possam acompanhar o trabalho dos senadores e parlamentares”, assegurou.

O processo de expansão da TV Senado pelo Brasil teve início em junho do ano passado, quando a Comissão Diretora do Senado Federal aprovou o Ato 12/2011 autorizando o estabelecimento da Rede Senado de TV Digital. Por este instrumento, o Senado materializou as regras de funcionamento do regime de parceria em que pretende atuar para implantar emissoras da TV e da Rádio Senado por todo o país. A iniciativa busca não só reduzir custos no esforço de expansão das emissoras, mas viabilizar o funcionamento de canais legislativos para as assembleias nos Estados.

Atualmente, a TV Assembleia é transmitida via cabo, em Campo Grande pelo Canal 9, em Dourados pelo Canal 11, e em Naviraí pelo Canal 44.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.