AL realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Exército

Imagem: Sessão solene foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia.
Sessão solene foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia.
18/04/2012 - 21:22 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta quarta-feira (18/4), no plenário Deputado Júlio Maia, sessão solene em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado dia 19 de abril.

Por proposição dos deputados Dione Hashioka (PSDB) e Cabo Almi (PT), o evento foi marcado pela homenagem ao general de Exército, João Francisco Ferreira, que recebeu o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a outorga da Comenda do Mérito Legislativo. Para o general, a homenagem é motivo de muita satisfação e um reconhecimento à instituição a qual pertence.

“É um sentimento muito gratificante, enche qualquer pessoa de muita satisfação. Estou feliz duplamente, primeiro pela homenagem ao Exército e segundo, em particular, pelas homenagens que recebo do título e da comenda, justamente na semana em que se comemora o Dia do Exército Brasileiro”.

Para a deputada Dione Hashioka, a homenagem faz justiça ao trabalho desenvolvido pelo general em Mato Grosso do Sul, desde que assumiu o Comando Militar do Oest). “Muito bravamente o general Ferreira vem conduzindo o exército em nosso Estado e essa homenagem é um reconhecimento da sociedade sul-mato-grossense a uma corporação que se dedica a defender a nação, sem medir esforços. De maneira especial, o CMO vem realizando trabalhos de grande relevância no Estado, como a luta contra a dengue”.

O deputado Cabo Almi falou da importância do exército brasileiro nesses quase 400 anos de história. “O exército ajudou a desbravar o Brasil e há mais de 300 anos tem sido o guardião nacional, sempre com prestação de serviço de boa qualidade. Aqui no Centro-Oeste, tem prestado relevante serviço na defesa do nosso Pantanal e da nossa fronteira. É uma honra para mim, na condição de cabo da PM, poder fazer parte desse momento”.

A solenidade contou ainda com as presenças do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que representou o governador André Puccinelli, do promotor da Infância, Sérgio Harfouche, do desembargador Júlio Siqueira Cardoso, e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida.

Histórico - Natural de Santa Maria (RS), João Ferreira iniciou sua carreira militar em 1966, na Escola Preparatória para Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Estudou na Academia Militar das Agulhas Negras, sendo declarado aspirante-oficial da Arma de Infantaria em 1972. Atualmente é comandante do Comando Militar do Oeste, posto que assumiu em novembro de 2010.

Dia do Exército – O dia 19 de abril é marcado pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, na chamada batalha dos Guararapes. O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas. Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de 200 mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.