Trânsito lidera estatísticas de crimes culposos, diz Jacini

Imagem: Jacini ministrou na Assembleia a palestra “Crimes no Trânsito e seus Reflexos na Segurança Pública”.
Jacini ministrou na Assembleia a palestra “Crimes no Trânsito e seus Reflexos na Segurança Pública”.
20/04/2012 - 11:36 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, afirmou nesta sexta-feira (20/4) que o trânsito lidera os índices de crimes culposos – em que não há intenção de matar e nem se assume um comportamento de risco. Ele ministrou a palestra “Crimes no Trânsito e seus Reflexos na Segurança Pública”, na Assembleia Legislativa, no encerramento do Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito.

Em Campo Grande, foram registradas 129 mortes no trânsito em 2011, número 15,1% maior em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 112 homicídios culposos no trânsito. No interior de Mato Grosso do Sul, ainda conforme Jacini, foram 382 mortes no ano passado contra 335 em 2010 - um aumento de 14%.

De acordo com o secretário, são quatro os fatores que mais influenciam nos acidentes de trânsito: uso de álcool pelos condutores, alta velocidade, desrespeito à sinalização e imprudência. A maior parte dos acidentes (33%) envolve jovens com idade entre 18 a 25 anos.

O secretário afirmou ainda que é preciso “aprimorar a cultura da obediência às normas” porque somente assim haverá uma redução no número de mortes no trânsito.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.