Laerte Tetila defende integração ferroviária da América Latina

Imagem: Tetila ocupou a tribuna para falar sobre reunião realizada nos dias 19 e 20 de abril.
Tetila ocupou a tribuna para falar sobre reunião realizada nos dias 19 e 20 de abril.
25/04/2012 - 12:15 Por: Luiz Taques    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Laerte Tetila, vice-líder do PT na Assembleia, representou a Casa na XXXI Reunião Plenária do Parlamento de NOA, que reúne Estados e cidades da Argentina. Ele participou como membro do Parlasul (Parlamento do Mercosul). Na sessão desta quarta-feira (25/4), Tetila fez um balanço do evento, que aconteceu em San Miguel de Tucumán, nos dias 19 e 20 de abril.

Na reunião, Tetila defendeu a integração logística entre os países da América do Sul, em especial com a Argentina. “As duas maiores potências da América Latina arrastam um atraso secular quando se trata da integração do transporte de mercadorias, por meio de ferrovias. É triste constatar que muitos países da América do Norte, Europa e grande parte da Ásia, há muito, efetivaram a tão sonhada integração socioeconômica por meio do modal ferroviário. E, pelas dimensões da América Latina, temos que reconhecer nosso atraso histórico e lamentar profundamente a ausência de um sistema integrado por esse importante meio de circulação”, disse.

O deputado deixou a sugestão para que os governos do Brasil e da Argentina tratem de resolver o problema do ponto de vista da integração. “Os governos do Brasil e da Argentina devem despertar para uma grande consciência. Consciência de integração pela via ferroviária, que em muito haverá de reduzir os custos dos produtos, fato que beneficiará a economia popular dos nossos povos”, afirmou.

A próxima reunião do Parlasul será em Campo Grande, no segundo semestre deste ano.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.