Homem aprovado em vestibular aos 86 anos é homenageado

Imagem: Deputado Felipe Orro homenageou idoso de 86 anos que passou para o curso de Matemática na UFMS.
Deputado Felipe Orro homenageou idoso de 86 anos que passou para o curso de Matemática na UFMS.
26/04/2012 - 22:28 Por: Neide Fischer    Foto: Wagner Guimarães

Exemplo de superação e perseverança, um homenageado chamou a atenção de todos que compareceram nesta quinta-feira (26/4) à sessão solene proposta pelo deputado Felipe Orro (PDT), em homenagem ao Dia do Trabalhador, realizada no plenário da Assembleia Legislativa. Bartolomeu Queiroz Anastácio, que aos 86 anos passou no vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e está cursando Matemática no campus de Aquidauana.

Bartolomeu foi homenageado com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, entregue pelo deputado Orro, que também homenageou Ueze Elias Zahran, Estevão Rocha, Roberto Magno, Iaci Terezinha e Nelson Trad (in memorian).

“Seu Bartolomeu é um homem simples, que já foi pedreiro, caminhoneiro e trabalhou na pá e enxada. É um trabalhador importante que merece essa homenagem", destacou Felipe Orro.

Queiroz tem uma história de vida exemplar, tanto como pai de família quanto trabalhador. Deficiente visual, não poupou esforços, estudou durante sete anos para prestar o vestibular e conseguiu entrar no curso de Matemática.

Além de estudar, quando surge um trabalho de “bico” como pedreiro, o idoso afirma aguentar o tranco. Quando criança, Bartolomeu não teve a oportunidade de estudar porque trabalhava na roça. Depois de se casar, os estudos novamente ficaram em segundo plano, pois ele tinha que sustentar os 12 filhos. Foi somente em 1975, com 50 anos, que conseguiu estudar o ensino fundamental. Depois fez o ensino médio, participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e agora está no primeiro ano da faculdade. Ele diz que sente dificuldade, mas que insiste em terminar por ser um sonho de muito tempo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.