Conselho entrega honraria para ícones da odontologia em MS

Imagem: Deputada Mara Caseiro recebendo a Medalha da Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico.
Deputada Mara Caseiro recebendo a Medalha da Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico.
27/04/2012 - 21:20 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Dez personalidades receberam na noite desta sexta-feira (27/4), a Medalha da Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico, outorgada pelo CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul). A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que tem formação na área, foi uma das homenageadas. A solenidade aconteceu no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A Medalha da Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico é a maior honraria que o CRO/MS presta aos cirurgiões-dentistas pelos relevantes serviços prestados à odontologia. Foi instituída em 1999 e está em sua 12ª edição.

A premiação é dividida em três categorias: contribuição profissional, contribuição honorária e contribuição benemérita. A medalha tem a figura do busto patrono dos dentistas, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e no verso tem o símbolo da odontologia.

De acordo com o presidente do CRO/MS, Francisco Carlos Grilo, as indicações dos homenageados foram pautadas pelos seguintes critérios: história dentro da odontologia, serviços prestados, conduta ética, participação na classe, retidão, comportamento social e bons exemplos. “São pessoas que fizeram o bem para a profissão e para a sociedade. O reconhecimento deve ser um dever do ser humano. Essa homenagem foi criada porque pessoas construíram uma boa odontologia”, destacou Grilo.

Destaques - Foram homenageadas as seguintes personalidades: deputada Mara Caseiro (cirurgiã-dentista), Inês dos Santos Porto (cirurgiã-dentista), Altamir Souza (técnico em prótese dentária), Jeferson Adão de Almeida Matos (cirurgião-dentista), Francisco Itenagoras de Almeida (empresário), Suzi Magali Moura Vendas (cirurgiã-dentista), Clarindo Santos de Rezende (cirurgião-dentista), Silvano da Silva Silvestre (cirurgião-dentista), Maria Marizete Belchior dos Reis (cirurgiã-dentista) e Ramão Moacir Machado (cirurgião-dentista).

Uma das mãos que ajudou a fundar a ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia), o Sioms (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso do Sul) e o CRO/MS foi a do cirurgião-dentista Silvano da Silva Silvestre. Por seis anos, ele exerceu a presidência do conselho. Sempre à frente das lutas da classe, recebeu a homenagem com muita emoção. “Fiquei surpreso pela homenagem. Me sinto feliz pelo reconhecimento do esforço que fiz pela odontologia. É um orgulho para mim e minha família”, afirmou.

A trajetória de dez anos de atuação na área odontológica foi responsável para que Mara Caseiro entrasse para a política. Foram nos atendimentos nos postos de saúde, no município de Eldorado, que ela enxergou a possibilidade de ajudar as pessoas carentes, sendo vereadora e, posteriormente, prefeita. No Executivo, foi responsável por várias conquistas da classe.

Hoje, no Legislativo Estadual, a deputada continua a luta em busca de melhores condições de trabalho para os dentistas e contribui para a acessibilidade dos pacientes mais carentes. “A odontologia foi a porta para hoje eu estar aqui. Essa homenagem nos motiva a continuar batalhando em prol da odontologia e da saúde bucal da nossa população”, comentou.

Realidade - Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia), informou que a odontologia brasileira é uma das melhores do mundo. Atualmente, o país é o maior em número de faculdades e profissionais. No entanto, a população continua desassistida. “Nos últimos anos, a odontologia tem sido destacada na saúde pública, porém, precisa ser feito mais, principalmente a respeito à valorização dos profissionais e o cuidado da saúde da população”, alertou.

O presidente do CFO destacou a recente conquista da classe, a aprovação do projeto de lei que propõe a presença de um profissional de odontologia na equipe multidisciplinar das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), bem como a disposição das demais unidades dos hospitais brasileiros, como ambulatórios, centros de tratamentos intensivos, e em internações em “home cares” - atendimento a pacientes em suas residências - por equipes de saúde.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.