PEC quer integrar cargo de delegado às carreiras jurídicas

Imagem: Proposta é de autoria do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi.
Proposta é de autoria do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi.
08/05/2012 - 12:17 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), apresentou um PEC (Projeto de Emenda Constitucional) para integrar o cargo de delegado de Polícia Civil, para todos os fins, às carreiras jurídicas do Estado.

Atualmente, na Constituição Estadual, o artigo 44, que versa sobre a Polícia Civil, destaca que as atribuições de delegado de polícia serão exercidas por integrantes da carreira, aos quais se aplica o disposto no artigo 241 da Constituição Federal, em que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disciplinarão por meio de lei os consórcios públicos e os convênios de cooperação entre os entes federados, autorizando a gestão associada de serviços públicos, bem como a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos”.

Pela proposta de Mochi, o artigo 44 agora dispõe de um parágrafo único, destacando que o cargo de delegado de polícia integra, para todos os fins, as carreiras jurídicas do Estado. Mochi ressalta que o desempenho das atividades de delegado já está integrado às carreiras jurídicas em diversos estados brasileiros.

Mochi também frisa que esse é um pleito apresentado pela Adepol/MS (Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul). Segundo a entidade, a proposta está em consonância com as exigências da habilitação em Direito para ingresso nos quadros de delegado de polícia.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.