Alunos visitam ALMS e estudante fala sobre valor da educação

Imagem: Estudante disse que nova geração é a bússola que deverá guiar o futuro.
Estudante disse que nova geração é a bússola que deverá guiar o futuro.
09/05/2012 - 12:25 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Os alunos do 8º e 9º anos do Colégio Alexander Fleming visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (9/5) para conhecer o funcionamento e ações do Parlamento. O estudante Paulo de Barros Medeiros Neto usou a tribuna para fazer uma reflexão sobre o valor da educação.

“Somos escravos da memória. É nossa a responsabilidade de escolher o que deixaremos de memória para as gerações futuras. Por conta desta verdade, a educação é um valor que tem dois significados. sPrimeiro pode ser definida como a possibilidade de apossar-se do que já foi feito. O segundo é a capacidade que deveria nos orientar para escolher qual o caminho a trilhar daqui para frente”, afirmou.

Segundo o estudante, essa orientação deve ser da família e da escola. “No entanto, em muitos casos a família deixa esta incumbência para a ecola, como também a escola para a família. Enquanto isso, se formam gerações e mais gerações de pessoas que sabem de onde vieram, mas não sabem para onde devem ir”, disse.

Para Paulo, o problema acaba se tornando insolúvel. “Somos educados para saber. Não somos educados para ser. Não aprendemos a ser diferentes. Só nos ensinaram a conhecer, sem nunca explicar para que ou porquê. Cabe-nos a responsabilidade de vencer o vício que as gerações passadas não conseguiram derrubar. Somos a bússola que deverá guiar o futuro. Somos jovens, somos promessas, somos o futuro”, destacou o estudante.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.