Banheiros públicos poderão ter cartazes informativos sobre DSTs

Imagem: Segundo Jerson, a medida, de fácil execução, é positiva no combate à proliferação das DSTs.
Segundo Jerson, a medida, de fácil execução, é positiva no combate à proliferação das DSTs.
09/05/2012 - 10:27 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Cartazes com informações sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) deverão ser afixados nos sanitários públicos em Mato Grosso do Sul. É o que determina o projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira (9/5).

Os cartazes devem conter informações sobre prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, bem como as formas de evitá-las. A confecção e distribuição dos cartazes serão de responsabilidade da SES (Secretaria de Estado de Saúde). O material deverá ser colado em todos os sanitários de uso geral da população, tanto em estabelecimentos particulares, como em órgãos públicos.

De acordo com Jerson, a medida, de fácil execução, é mais um fator positivo no combate à proliferação das DSTs. “A instalação dos Centros de Triagem e Aconselhamento, onde é desenvolvido o Programa DST-Aids, veio facilitar esse combate, pois propicia orientação e tratamento dessas doenças. Infelizmente, é grande o número de pessoas que desconhece a existência dos centros e os meios disponíveis de prevenção tão importantes. A fixação de cartazes em lugares frequentados pela população, como os sanitários públicos, é mais um fator positivo na luta contra essas doenças que, não tratadas há tempo, levarão à morte com muito sofrimento”, explica.

O que são - As DSTs são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DSTs podem não apresentar sintomas. Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, evoluem para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DSTs. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou o compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.