AL intermedia acordo entre governo e servidores da Educação

Imagem: Representantes da Fetems foram recebidos pelo presidente da AL, deputado Jerson Domingos.
Representantes da Fetems foram recebidos pelo presidente da AL, deputado Jerson Domingos.
10/05/2012 - 17:14 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Trabalhadores da Educação voltaram a se reunir na tarde desta quinta-feira (10/5) com deputados estaduais para discutir uma série de propostas para a categoria. No encontro ficou definido que um termo que deverá ser assinado entre profissionais, legislativo e o governo, estabelecerá o compromisso de retomar as negociações entre agosto e setembro.

No documento, de acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), será incluída a definição de uma data para novas discussões que devem ocorrer entre 17 de agosto e 30 de setembro. “Vamos antecipar o debate para tudo estar equacionado quando o projeto do governador de reajuste salarial aqui chegar”, afirmou o parlamentar.

A decisão tomada entre os deputados e membros da Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul) será repassada, segundo o presidente da entidade, Roberto Magno, aos 71 sindicatos do Estado. “Vamos debater a questão agora com os demais trabalhadores e tudo depende de uma concordância”, argumentou.

No termo, a categoria pretende pedir ao governo a inclusão da classe administrativa ao Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da educação. “É necessário equiparar o piso do administrativo com o nacional”, frisou.

Para Magno, o acordo firmado com o governo poderia trazer avanços para a categoria. “O governo nunca deixou de honrar compromisso que fez conosco e reconhecemos isso. Tanto é que o salário do professor continua crescendo e o nosso é o terceiro melhor salário do país”, declarou.

A intermediação do legislativo foi fundamental nas negociações, garante Magno. “Mesmo não avançando agora, entendemos que vamos dar um passo largo em breve”, adiantou.

“A democracia imperou na Assembleia. Debatemos, propomos e recebemos todos os trabalhadores de forma respeitosa. Vamos nos empenhar cada vez mais em resolver o problema”, informou o deputado Jerson Domingos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.